Europ Assistance estima crescimento de até 35% em chamados de assistência em 7 de setembro

seguro viagemRelease

A Europ Assistance Brasil (EABR), maior empresa de serviços de assistência do país, espera aumento de até 35% na demanda por guincheiros e socorristas durante o feriado de Independência do Brasil celebrado em 7 de setembro. Com três dias de descanso, as famílias aproveitam para pegar a estrada e podem enfrentar problemas mecânicos.

Para comportar a alta demanda, a empresa de assistência terá plantões presenciais de atendimento e aumentará em 20% a quantidade de prestadores posicionados em lugares de alta probabilidade de chamados, como rodovias e marginais.

Segundo Ricardo Alexandre Santos, diretor de operações da EABR, as ocorrências mais frequentes são panes elétricas e falta de combustível conhecida também como pane seca. Para evitar incidentes, o executivo listou as seguintes dicas:

Antes de pegar a estrada:

Revisão do automóvel

Certifique-se de que a manutenção do veículo está em dia. Na revisão, é preciso verificar as condições das rodas, balanceamento e alinhamento de pneus, suspensão e peças que podem sofrer desgaste como rodas, pastilhas de freio, molas e amortecedores. Sempre tenha no carro itens obrigatórios como triângulo, macaco, estepe e extintor.

Consumo do combustível

É importante conhecer como é o consumo de combustível do veículo. Vale destacar que o gasto muda dependendo do produto usado no abastecimento, assim como a capacidade de quilômetros rodados quando o automóvel está “na reserva”.

Bagagem extra

Cuidado com o excesso de malas e o número de passageiros para não sobrecarregar o veículo. Sobrepeso afeta dirigibilidade, tempo de aceleração e frenagem.

Cansaço

Estatísticas mostram que entre 26% e 32% dos acidentes de trânsito em todo o mundo são provocados por motoristas que dormem ao volante. Eles respondem por 17% a 19% das mortes no local do acidente de acordo com o Centro de Estudo Multidisciplinar em Sonolência e Acidentes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O motorista deve descansar antes de dirigir. Em caso de cansaço, o melhor é parar e tirar um cochilo ou programar pernoite.

Durante o pedido de socorro:

Telefone da Assistência 24h

É importante ter sempre a mão os telefones da empresa de assistência, informado pela seguradora. Saber exatamente onde ocorreu o acidente e informar calmamente os detalhes da ocorrência ajudam as companhias a enviarem o socorro adequado para cada caso. Caso se faça necessária a presença de uma ambulância, além do serviço do Corpo de Bombeiros, ligue para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) por meio do número 192.

Isolamento da área e sinalização

Enquanto aguarda a equipe de socorro chegar, estacione o carro em um local seguro como acostamento ou pátio. Para sinalizar o local e evitar novas ocorrências, deixe o pisca alerta do automóvel ligado e coloque o triângulo de segurança em um local onde haja tempo suficiente para os motoristas reduzirem a velocidade.

Telefone do Mecânico

Tenha sempre anotado o endereço completo da oficina mecânica de sua confiança, pois, em caso de guinchamento do veículo, o automóvel pode ser levado ao estabelecimento de sua preferência.

Documento do Carro

Além de estar com a documentação do veículo em dia, é preciso portá-la no ato do guinchamento. É proibido por lei que o guincho realize uma remoção de assistência sem que o motorista porte em mãos o documento do automóvel. Vale lembrar que essa regra não se aplica para retiradas por infrações de trânsito.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS