Artigo – Do seguro ao bem-estar do cliente

enquÍtePor Fabio Cossini, arquiteto de TI da IBM Brasil

Tradicionalmente, a maioria de nós interage com as seguradoras em três momentos distintos: contratação, renovação e nos sinistros. Há alguns anos, várias seguradoras têm oferecido serviços adicionais à apólice, como checkups em automóveis, reparos em eletrodomésticos, chaveiro, encanador, entre outros. Esses trazem maior conforto e segurança ao cliente e muitas vezes são fator decisivo na escolha entre uma ou outra seguradora. E se esses serviços fossem estendidos para que tivéssemos um parceiro para cuidar do nosso bem-estar no dia a dia?

As seguradoras instalam rastreadores nos automóveis para recuperá-los em caso de furto. Esses dispositivos geram informações ricas sobre nosso comportamento ao volante (localização, rotas usuais, freadas bruscas ou acelerações rápidas) e condições do automóvel (pressão dos pneus, aquecimento do motor, uso do airbag). Poderíamos ter, por exemplo, informações sobre manutenção preventiva dos automóveis ou melhores formas de mobilidade urbana para evitar o estresse dos congestionamentos. Nas estradas, dados instantâneos sobre suas condições ou das paradas para descanso e abastecimento para garantir uma viagem mais confortável.

Contar com um profissional nos momentos de aperto, quando se esquece as chaves de casa ou a máquina de lavar emperra é, sem dúvida, um alívio. Mas se nossas seguradoras nos ajudassem a economizar com as contas de água e luz? Monitorando constantemente os eletrodomésticos poderíamos ter um uso mais consciente desses recursos. Além disso, identificando preventivamente variações de calor, umidade ou movimentação indevida em nossos lares durante nossa ausência, as seguradoras podem nos livrar de dores de cabeça ainda maiores.

Ter uma renda por um acidente que nos obrigue à aposentadoria ou amparar nossa família no caso de incidentes futuros, sem dúvida nos deixa mais tranquilos. No entanto, viver uma vida saudável certamente nos dá mais prazer. Com a ajuda de wearables, dispositivos que podem ser acoplados aos nossos corpos, desde de um chip a um relógio de pulso ou anel, as seguradoras podem nos ajudar a levar uma vida mais saudável com recomendações de exercícios físicos para nossa faixa etária, alimentos orientados aos nossos hábitos, qualidade do sono ou simples caminhadas. Contando com uma rede conveniada de médicos e especialistas da saúde, as seguradoras podem nos direcionar aos profissionais que melhor atendam nossas necessidades de saúde e comodidade.

A mudança de seguradora para um parceiro do bem-estar dos seus segurados é viável por meio de tecnologia e de um ecossistema de empresas que gerem valor ao negócio. A Internet das Coisas permite que sensores capturem dados sobre as pessoas e o meio que as cercam. Essas informações podem ser enriquecidas com outras a partir do contexto em que estão inseridas (mapas, clima, grupos de comparação) para que análises mais precisas possam ser geradas. Os smartphones, por exemplo, fazem com que as interações sejam realizadas no momento mais oportuno para nós. E para citar apenas algumas, empresas especializadas em mobilidade urbana, monitoração de residências, concessionárias de energia, água ou gás, além de agentes da saúde, complementarão os serviços oferecidos pela seguradora. Nesse momento, teremos alguém com quem contar não só nos momentos difíceis, mas em todos os momentos, para que eles sejam cada vez mais agradáveis.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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