Polícia Federal investiga desvios em seguradoras no RS

Fonte: Jornal Zero Hora

A Polícia Federal (PF) deflagrou operação que apura um suposto desvio de recursos de duas empresas do mercado de seguros, capitalização e previdência no Estado. Ex-administradores teriam lesado as companhias e são suspeitos de crimes contra o sistema financeiro, gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

Cinco pessoas, quatro empresários e um advogado, foram conduzidas para prestar esclarecimentos na PF ontem e, depois, liberadas. Os nomes não foram divulgados, tampouco o montante desviado.

A PF cumpriu 10 mandados de busca e apreensão, oito em Porto Alegre e dois em Marau, no Norte. Foram apreendidos nove veículos: duas caminhonetes Land Rover, dois veículos Porsche (um modelo Boxster e outro Panamera), um Audi A5, um Lexus S460S blindado, um i30, um Tiguan e um Mini Cooper. A PF pediu à Justiça o bloqueio de contas bancárias e a indisponibilidade de 16 imóveis, em vários Estados.

A investigação se iniciou em meados de 2014, a pedido do Ministério Público Federal. Conforme o delegado Sérgio Busato, da Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros (Delefin), ex-gestores das companhias contratariam empresas, em nome de laranjas, para prestar serviços às seguradoras a preços superfaturados. Depois, a maior parte do dinheiro iria para o bolso dos ex-gestores.

Há suspeitas de duplicidade de contratos, pagamento por serviços não realizados e compra de imóveis acima do preço de mercado. Em um caso, um ex-gestor teria adquirido para uma seguradora imóvel por R$ 20 milhões que valeria R$ 1,7 milhão.

Os nomes dos envolvidos estão sob segredo de Justiça.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS