Setor de capitalização distribuiu mais de R$ 1 bilhão em prêmios em 2014

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De acordo com o balanço das atividades do ano de 2014, divulgado pela FenaCap – Federação Nacional de Capitalização, o setor distribuiu em sorteios um total de R$ 1,149 bilhão, valor 12,5% superior ao que foi pago a portadores de títulos em 2013, o equivalente a R$ 4,5 milhões por dia útil do ano. Atualmente, existem 34 milhões de clientes de títulos de capitalização ativos no país. Segundo o presidente da FenaCap, Marco Barros, o crescimento continuado do setor se deve, principalmente, à grande variedade de ofertas disponíveis no mercado. “Há produtos que contribuem para desenvolver a disciplina para guardar dinheiro, outros que substituem a figura do fiador nas transações de aluguéis comerciais e residenciais, outros que funcionam como instrumento promocional, voltados para pessoas jurídicas. E todos contam com o aspecto lúdico dos sorteios, sem dúvida um dos grandes diferenciais da capitalização, que torna os produtos especialmente atraentes”, assinala o presidente da FenaCap. Segundo ele, as facilidades de contratação – preço médio de R$ 28 – e a ausência de burocracia na aquisição completam o leque de atrativos dos produtos, contribuindo para a sua grande aceitação no mercado.

Reflexo disso é o crescimento do volume das reservas técnicas, montante relativo aos depósitos efetuados por clientes de títulos de capitalização e que são devolvidos sob forma de resgates ao fim dos planos, que registrou um avanço de 11,9%, ultrapassando a marca de R$ 29,942 bilhões em 2014. “Esses são recursos que incrementam a poupança interna, contribuindo para o desenvolvimento do país”, destaca Marco Barros. Os valores devolvidos aos clientes no período foram igualmente expressivos, atingindo os R$ 15,182 bilhões, um aumento de 16,1%, em comparação 2013. “Esses recursos, por sua vez, voltam às mãos dos clientes e, além de permitirem a realização de sonhos e projetos pessoais, aquecem a economia”, observa.

O faturamento do setor atingiu R$ 21,870 bilhões, o que representa avanço de 4,3% em relação ao ano anterior. “O crescimento do setor ficou dentro do esperado, em função do desempenho da economia e de fatores como a realização da Copa do Mundo, que reduziu o número de dias úteis de vendas”, analisa Marco Barros. “Com a diversificação dos canais de distribuição, por meio dos call centers e das vendas online, nossa expectativa é crescer 8% em 2015”, finaliza o presidente da entidade.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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