Mongeral Aegon realiza 2º seminário sobre transferência de risco em fundos de pensão

nilton molinaRelease

Financiar a aposentadoria permanece um dos maiores desafios sociais e econômicos do mundo no século 21. O novo perfil de idosos, com expectativa de vida cada vez maior, traz à tona uma nova realidade para o mercado previdenciário e para os fundos de pensão, que ainda está longe de consenso quando o assunto é como assegurar o pagamento de rendas por cada vez mais tempo. Dentro deste contexto, a Mongeral Aegon vai realizar o 2º SEMINÁRIO DE TRANSFERÊNCIA DE RISCO DE FUNDOS DE PENSÃO, no dia 11 de novembro, em São Paulo. O objetivo é ampliar o debate sobre o tema, aprofundar o estudo das soluções mais viáveis para o Brasil, além de expor os recentes casos externos, em especial nos EUA, e análises de operações de buy-in (transferência parcial de riscos atuariais e financeiros do fundo de pensão para uma seguradora) e swap (seguro para o risco de longevidade).

Para Andrea Levy, assessor especial da presidência da Mongeral Aegon, é urgente desenvolver planos de renda que considerem o novo cenário de longevidade de forma estruturada. “Diferente de alguns países para os quais essa preocupação é frequente e constante, o nosso mercado carece de soluções que considerem as mudanças que vêm ocorrendo na trajetória crescente da expectativa de vida. Não há, praticamente, um mercado de rendas, de forma a prover soluções consistentes para as pessoas dentro da conjuntura atual e futura. Por isso, exemplos internacionais são tão bem-vindos”, diz.

A solução passa pela divisão de responsabilidades

Se por um lado existem desafios por parte do governo e das entidades privadas, há uma grande barreira também no que tange a forma como o brasileiro lida com o planejamento para aposentadoria. A pesquisa A NOVA CARA DA APOSENTADORIA, realizada pelo grupo Aegon com 16 mil pessoas em 15 países, mostrou que 47% dos entrevistados têm planos para se aposentar, mas apenas 22% possuem alguma solução contratada, ao passo que 27% dizem não ter qualquer plano. Outra constatação é a de que para a maioria das pessoas os empregadores deveriam exercer o papel de promotores de serviços relacionados à aposentadoria. Mais de um terço (36%) diz que seus empregadores não fornecem nenhum tipo de serviço de aposentadoria, em uma lista com nove opções, com 9% sem nenhum conhecimento de tais serviços. 82% dos entrevistados consideram que a inscrição automática em soluções oferecidas pelas empresas nas quais trabalham (Ex. fundos de pensão) seria uma solução atraente – a maior proporção dentre todos os países pesquisados.

“O regime de previdência brasileiro divide a responsabilidade da renda da aposentadoria entre o governo, empregadores e indivíduos. Ainda são poucos os empregadores que oferecem fundos de pensão em grupo para seus funcionários, o que deixa fragilizado um dos pilares da renda na aposentadoria”, comenta Andrea. Para mostrar essas e outras tendências, durante o workshop, a especialista Catherine Collinson, Presidente do Transamerica Institute e Transamerica Center for Retirement Studies, que coordena o estudo, apresentará os principais resultados.

O encontro antecede o 35º CONGRESSO BRASILEIRO DOS FUNDOS DE PENSÃO, promovido pela Associação Brasileira de Entidades Fechadas de Previdência Privada (ABRAPP), de 12 a 14 de novembro, em São Paulo.

Mais informações sobre a programação:

8h30 – 9h: Inscrição
9h – 9h30: Abertura – As preocupações e necessidades da transferência de risco de fundos de pensão (Nilton Molina, presidente do conselho de administração da Mongeral Aegon)
9h30 – 11h: Atualizações em soluções de transferência de risco e os últimos negócios (Chris Madsen, presidente da Aegon Blue Square Re)
11h – 11h30: Coffee Break
11h30 – 13h: Solução financeira na transferência de risco de fundos de pensão (Pretty Sagoo, diretora do European Insurance Solutions Group – Deutsche Bank)
13h – 14h: Almoço
14h – 15h30: Estudo de Caso – transferência de risco do Fundo de Pensão da General Motors (Michael Moloney, Oliver Wyman)
15h30 – 16h: Coffee Break
16h – 17h30: O propósito do Centro para Estudos em Aposentadoria da Transamerica e as principais conclusões da Pesquisa de Preparo para a Aposentadoria da Aegon (Catherine Collinson, presidente do Transamerica Institute e Transamerica Center for Retirement Studies)
17h30 – 18h30: Mesa redonda com os palestrantes (mediador: Nilton Molina)
19h30: Jantar

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS