A quinta edição do Encontro de Corretores de Seguros do Estado do Rio de Janeiro (Enconseg) apresentou aos 1.500 participantes do evento os desafios e as oportunidades do mercado segurador para os próximos anos.
O encontro, organizado pelo Sincor-RJ, ocorreu no Centro de Convenções SulAmérica na última sexta-feira (31). “Este é um encontro de discussões para o futuro, visando ao crescimento do mercado”, afirmou o presidente da SulAmérica, Gabriel Portella.
Com o tema “A atuação de corretores de seguros e seguradoras em um mercado orientado para os clientes”, o evento discutiu o novo cenário marcado pela tecnologia e por novos perfis e comportamentos do consumidor.
Para Portella, a evolução do setor requer trabalho em sinergia entre seguradoras, corretores e reguladores. “O mundo tem se transformado rapidamente. O cliente de ontem não é o de hoje. Temos de nos perguntar se estamos fazendo juntos tudo o que precisamos para que o cliente final tenha todas as suas demandas atendidas”, destacou o presidente da companhia. “Digo aos nossos parceiros corretores que sejam corretores de todos os seguros para o cliente.”
Na visão do vice-presidente Comercial da SulAmérica, Matias Ávila, o encontro foi uma oportunidade para aprender com os parceiros. “Entendemos que o corretor não é um canal de distribuição, e sim está em todos os canais. Ele é o representante do cliente, e este evento é uma grande oportunidade de conhecer melhor este cliente.”
Conhecer a fundo o consumidor para o aprimoramento e a expansão do mercado é uma tarefa que está na ordem do dia, lembra o vice-presidente de Planejamento e Marketing, Renato Terzi. “É importante trazermos esta discussão, falarmos abertamente com todos – regulador, corretor e seguradoras – para que vejamos uma evolução em nosso mercado”, ressaltou o executivo. “A própria existência deste evento reflete a relevância deste tema para o mercado segurador.”
Terzi lembrou que o corretor está no centro da estratégia de excelência em atendimento. “Para que o cliente seja bem atendido, o corretor precisa ser bem atendido”, afirmou o executivo da SulAmérica. A companhia possui 30 mil corretores parceiros em todo o Brasil.
Para o diretor regional do Rio de Janeiro, Carlos Alexandre Guimarães, o balanço do evento foi positivo. “Enxergamos o mercado de uma outra dimensão, abrindo oportunidades de negócio para todo o mercado segurador”, avaliou.