Equilíbrio financeiro da carteira de automóvel será debatido na APTS

Release

Evento trará a análise de dois dos fatores que contribuem para o desequilíbrio do resultado financeiro do seguro de automóvel no âmbito do mercado segurador: a falta de conhecimento do segurado sobre as regras do seguro e as condições que dificultam o ressarcimento contra o causador do dano.

Dia 26 de novembro, a APTS promoverá um debate para discutir o equilíbrio contratual e financeiro do seguro de automóvel sob enfoques pontuais: o consumidor e o ressarcimento. De acordo com a coordenadora do evento, a diretora de Novos Projetos da APTS, Maria Helena Gurgel Prado, ambos os elementos são capazes de desequilibrar o seguro automóvel.

Ela explica que a falta de conhecimento do segurado sobre as regras do seguro é uma das razões para o desequilíbrio do contrato de seguro. “À medida que o segurado não entende o produto que está comprando aumentam as chances de reclamar à justiça e, às vezes, até por situações em que não tem direito”, diz, acrescentando que “o custo interno das seguradoras para a defesa, agrava o resultado”.

Este será um dos assuntos analisados pelo advogado Fernando Martins Chaves, que atua nas áreas de ressarcimento e jurídica da Alfa Seguradora. Ele tratará, ainda, de outras questões, como o problema das cláusulas mal escritas que originam pedido judicial de nulidade e de outros aspectos relacionados ao segurado-consumidor.

Segundo a coordenadora, é certo que o êxito da seguradora no ressarcimento é benéfico tanto para a própria empresa como para o segurado, que volta a ter sua sinistralidade no mesmo patamar anterior ao sinistro. “Será que o segurado sabe, por exemplo, que se colaborar na identificação do causador do sinistro ganhará seus bônus de volta?”.

O tema ressarcimento será analisado pela advogada Darli Polvani Bechara, responsável pela equipe de ressarcimento da HDI Seguros. Em sua palestra, ela abordará o procedimento interno, documentos essenciais ao ressarcimento, testemunhas, boletim de ocorrência, prazo de prescrição e a colaboração do corretor de seguros nesse processo.

Serviço

Debate Bom-Dia “Consumidor e Ressarcimento: o equilíbrio do seguro de Automóvel”

Dia 26 de novembro, das 9h às 11h, na sede da APTS, no Largo do Paissandú, nº 72, 17º andar, conj. 1704, S. Paulo, SP.

Coordenação: Maria Helena Gurgel Prado, diretora de Novos Projetos da APTS e sócia da Prado e Saraiva Advogados

Apresentação:

– Fernando Martins Chaves, profissional das áreas de ressarcimento e jurídica da Alfa Seguradora.

– Darli Polvani Bechara, advogada responsável pela equipe de ressarcimento da HDI Seguros

Informações e inscrições: (11) 3227 4217 e 3229 6503 ou pelo e-mail: [email protected]

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS