Bradesco continua líder do setor na América Latina

FullSizeRenderO mercado segurador da América Latina mostrou sua fortaleza em 2013 em um difícil contexto internacional. As seguradoras que atuam na região alcançaram um crescimento global com volume de prêmios de 3,7%, até 125.511 milhões de euros, conforme destaca o estudo publicado pela FUNDACIÓN MAPFRE, pelo 12º ano consecutivo, onde é analisado detalhadamente o negócio dos 25 maiores grupos seguradores na região.

A valorização do euro em relação às moedas destes países influenciou no menor crescimento do volume de prêmios expressos em euros para estes grupos, frente aos aumentos experimentados em moeda local. Este efeito foi mais significativo no caso do mercado brasileiro, devido ao peso importante no ranking das companhias brasileiras ou de multinacionais com grande presença neste mercado.

O Bradesco lidera, por mais um ano, o ranking total de prêmios com lucros de 9.914 milhões de euros e share de 7,9%. O grupo brasileiro aumentou seu volume de prêmios 7,5% em moeda local, mas, a forte valorização do euro frente ao real resultou em uma queda de 5,4%.

O grupo Mapfre, por sua vez, teve alta de 7,9%, com 8.875 milhões de euros, graças às fortes taxas de crescimento em moeda local de suas filiais na região que compensaram o efeito negativo da taxa de cambio. Graças a este crescimento a Mapfre supera no ranking o Itaú Unibanco, e ganha share (de 6,8% para 7,1%). Os prêmios do Itaú Unibanco tiveram queda de 6,1% em moeda local e 17,2% em euros, que explica a queda de posição para o 3º lugar.

Descrição: Descrição: Captura

O negócio Não Vida, na América Latina, atingiu um volume total de 67.569 milhões de euros, 7% a mais em relação ao ano anterior. Os 25 maiores grupos da região registraram share Não Vida de 60,6%, e apresentaram aumento de 5,3%. O ranking Não Vida continua liderado pela MAPFRE, que, com 6.404 milhões de euros em 2013, acumula 9,5% dos prêmios.

Com relação ao negócio de Vida, novamente em 2013 o ranking esteve liderado por três grupos brasileiros, encabeçados pelo Bradesco. No conjunto, o setor alcançou um volume de prêmios de 57.942 milhões de euros, sem mudanças em relação ao ano anterior, a MAPFRE se mantém no 6º lugar do ranking, com um crescimento de 11,6% no volume de prêmios, até 2.471 milhões de euros.

O ranking publicado pelo Instituto de Ciências do Seguro, da Fundación Mapfre, foi elaborado a partir dos dados dos Órgãos Reguladores dos distintos países e incorpora comentários sobre os principais movimentos empresariais produzidos no mercado segurador da região.

Consulte a versão completa do Relatório:

http://www.mapfre.com/documentacion/publico/i18n/catalogo_imagenes/grupo.cmd?path=1080436

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS