Ações da CNseg são compartilhadas no México

Fonte: portal da CNseg

A diretora executiva da CNseg, Solange Beatriz Palheiro Mendes, listou as principais ações da entidade em termos de proteção do consumidor e de educação financeira durante a 10ª Conferência Internacional de Microsseguros, realizada semana passada (de 11 a 13), na Cidade do México. Ao participar do painel “O papel das associações de mercado na proteção do consumidor”, a palestrante assinalou que as entidades de seguros de todo o mundo têm desafios comuns, sobretudo após os desdobramentos da crise financeira internacional de 2008, procurando transformar em realidade a sustentabilidade dos mercados, tema que domina o discurso dos órgãos reguladores de seguros em todo o mundo, ao lado de tratamento justo dos segurados.

Antes de compartilhar algumas das ações institucionais da CNseg, Solange Beatriz apresentou um quadro atual da sociedade brasileira e da conjuntura econômica, para demonstrar que a abordagem do seguro à população de baixa renda no País ocorre ao lado de ações de políticas públicas com objetivos semelhantes, algo que, naturalmente, influencia o desenvolvimento do setor.

Ao destacar o ambiente de proteção social do País- seguro desemprego, FGTS, previdência social pública com aposentadoria por invalidez ou tempo de contribuição, seguro para o trabalhador rural e outras medidas assistenciais, e os mais recentes benefícios, como o Bolsa Família, este responsável direto pela drástica redução da miséria extrema, e o “Minha Casa, Minha Vida”, que gerou redução no déficit habitacional – ela assinalou que este contexto diferencia o Brasil de outros países que possuem magapopulações e enfrentam o desafio de ampliar a penetração do seguro, em especial entre as classes de menor renda. Nesse quadro, ela afirma que o seguro (em particular o microsseguro) deve ser compreendido como uma ferramenta complementar ao conjunto de políticas públicas. Este processo também ocorre na área de saúde, tendo em vista que o Brasil é um dos poucos países do mundo a garantir acesso universal e gratuito para toda a população.

Para ela, o Brasil obteve avanços econômicos e sociais nos últimos anos, gerando impactos sensíveis na vida cotidiana da população. “Fomos capazes de passar pela crise financeira internacional sem maiores abalos e observamos um crescimento substancial do salário mínimo, que triplicou entre 2004 e 2014”, lembrou. Das ações de educação financeira ou de proteção ao consumidor, Solange Beatriz citou a participação ativa da CNseg na Semana Nacional de Educação Financeira, uma mobilização dos setores públicos e privados para divulgar procedimentos que ajudem as pessoas a administrar melhor seus recursos financeiros; e, no campo institucional, o diálogo permanente com o órgão regulador do mercado, algo fundamental para um marco regulatório mais equilibrado, como ocorrido no caso da legislação do microsseguro; ou a campanha de esclarecimento do Seguro Garantia Estendida, por exemplo. Todas essas ações destinadas a projetar para a sociedade a imagem de um setor responsável e comprometido com a proteção dos interesses dos consumidores.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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