Queda de índice de roubo e furto de veículos poderá reduzir em até 10% preço do seguro em São Paulo

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A diminuição nos casos de roubo e furto de veículos no Brasil poderá reduzir em até 10% o preço do seguro de automóvel ainda este ano, afirma a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg) com base nos dados do Denatran. Em agosto, o número de roubos e furtos caiu 7,83% no País, chegando a 38.628 veículos roubados/furtados contra 41.908 veículos roubados/furtados no mesmo mês do ano passado.

Segundo o diretor executivo da Federação, Neival Freitas, a manutenção desse cenário pode auxiliar na redução do valor da apólice de seguro. “Até dezembro, poderemos analisar se o cenário de queda será contínuo. Se a redução se mantiver, podemos ter uma retração de até 10% no valor da apólice do seguro, que pode variar conforme a região, o modelo de veículo e o perfil do segurado”, afirma.

Em agosto, no Estado de São Paulo, o recuo foi ainda maior – de 8,60%, totalizando 18.048 roubos e furtos contra 19.747 no mesmo mês em 2013. Desde junho, o Estado apresenta índices reduzidos desses crimes, com -6,25% em junho e -6,63% em julho.

Para o executivo da FenSeg, um dos fatores que colaborou para esse cenário em São Paulo foi a aprovação da lei estadual de desmontagem de veículos, que entrou em vigor em julho. “Existe uma lei federal que está em fase de regulamentação e que deverá dar continuidade a essa redução”, afirma, e completa: “Se esses índices se mantiverem em queda em 2015, as seguradoras deverão ajustar os preços ainda mais para baixo”, explica.

Sobre a Lei Estadual (SP):

O Projeto de Lei 23/2011 foi sancionado em 2 de janeiro de 2014 pelo governador Geraldo Alckmin e tornou necessário possuir cadastro no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP) e na Secretaria da Fazenda para realizar o comércio de autopeças. O objetivo da lei é acabar com os desmanches irregulares de veículos no estado, principais destinos dos carros roubados. Os nomes das empresas cadastradas estarão disponíveis para o público no site da Secretaria de Segurança Pública, e será criado um sistema de rastreamento das etapas do processo de desmontagem, desde a origem das peças ou partes até o registro de sua saída. Haverá ainda um serviço de web denúncia, incentivando a ação dos cidadãos na identificação de depósitos irregulares de peças.

Sobre a Lei Federal:

A Lei Federal 12.977/14, que regula e disciplina a atividade de desmontagem de veículos automotores terrestres no Brasil, foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff no dia 20 de maio de 2014 (publicada no Diário Oficial). A Lei determina a criação de um banco de dados nacional de informações de veículos desmontados e das atividades exercidas pelos empresários, no qual as peças ou conjuntos de peças usadas serão registrados, destinados à reposição e as partes destinadas à sucata ou outra destinação final. Segundo a lei, as novas regras começam a vigorar em um ano.

Sobre a FenSeg:

Criada em 2007 para compor o novo modelo de representação institucional do mercado segurador brasileiro, a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), uma das federações da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), está voltada para o desenvolvimento das atividades específicas dos ramos de seguros do segmento denominado “seguros de danos”. A Federação possui 68 associadas, que atuam em todas as carteiras do segmento. Os trabalhos da FenSeg concentram-se, principalmente, nas comissões técnicas que discutem melhorias para cada uma das carteiras do segmento. Atualmente, onze comissões estão ativas e são presididas por representantes das seguradoras associadas.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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