Ao completar um ano do lançamento de sua nova logomarca, o IRB Brasil RE foi o vencedor regional do Prêmio Aberje 2014 na categoria Comunicação de Marca. Com a primeira colocação inédita em sua história, a empresa conquistou o direito de participar da terceira etapa da disputa em que concorrem nacionalmente os trabalhos vencedores de outras regiões do país. A final será realizada em São Paulo, no próximo dia 30, durante uma audiência pública em que os representantes das concorrentes terão que fazer, presencialmente, diante da Comissão Julgadora, a defesa de seus trabalhos.
A nova marca do IRB, criada pela Crama Design Estratégico, foi lançada no dia 18 de outubro do ano passado e teve como um dos objetivos de sua criação refletir a nova realidade da empresa a partir da desestatização, demonstrando maior dinamismo, agilidade e competitividade, qualidades imprescindíveis à renovação da sua identidade.
O trabalho de criação da nova marca foi potencializado por um conjunto de ações de sensibilização desenvolvidas internamente pelo IRB no sentido de apresentar a nova identidade visual aos públicos de relacionamento da empresa.
Ainda na etapa regional do Prêmio Aberje, o IRB empatou com a Petrobras na terceira colocação da categoria Comunicação Integrada, com a campanha publicitária dos seus 75 anos.
Criada pela equipe de marketing e comunicação do próprio IRB, a campanha dos 75 anos teve como principal desafio adequar o tamanho do orçamento aos seus diversos objetivos, como o de engajar os colaboradores e marcar para o público externo o novo posicionamento da empresa no mercado global, agora na condição de ressegurador privado. O destaque do trabalho foi o envolvimento dos próprios empregados como protagonistas da campanha, sob o conceito de “Foco no Futuro”, desdobrado em inúmeras variações de peças e ações de comunicação.
Há 40 anos o Prêmio Aberje tem reconhecido as melhores práticas da comunicação empresarial brasileira, marcando a trajetória de profissionais e suas organizações como protagonistas do contínuo aperfeiçoamento das narrativas empresariais. A cada edição, a Aberje atualiza seu CMR – Centro de Memória e Referência, com os cases vencedores.