Fonte: Especial Revista Época Negócios – Janes Rocha
Campeã de Seguros pelo terceiro ano seguido, a Bradesco é primeira colocada em três dimensões do setor: desempenho financeiro, governança corporativa e responsabilidade socioambiental. Como uma das operações mais sólidas do Bradesco, a seguradora olha com carinho a longevidade, do seu próprio negócio e dos seus clientes – uma muito ligada à outra. 0 grupo Bradesco Seguros, o maior do setor, é líder em seguros de pessoas – inclui vida, previdência e saúde -, com quase R$ 160 bilhões em ativos e 25,3 milhões de clientes em seguros de vida e acidentes pessoais, e outros 2,4 milhões em planos para aposentadoria (PGBL). Em saúde, passou de 4,3 milhões de vidas seguradas no primeiro semestre de 2014.
O seguro de pessoas representa, em prêmios e reservas, cerca de 40% do faturamento do grupo.
Nessa área, a Bradesco se apoia em uma estratégia de aproximação com os clientes e incentivo à discussão sobre todas as questões que afetam a longevidade, a saúde e a qualidade de vida.
Fóruns de debates, site na internet, promoção de atividades físicas, caminhadas e pedaladas e treinamento de profissionais fazem parte do pacote de venda de apólices e planos.
“Nosso desafio é compartilhar conhecimento com a sociedade brasileira, de um lado estimulando estudos de caso e debates relacionados à questão da longevidade e, de outro, interagindo com cientistas e pesquisadores do setor para discutir o tema”, afirma Marco Antônio Rossi, presidente do grupo. Além de vida e previdência, o grupo Bradesco Seguros atua em praticamente todas as linhas do setor (automóveis, residência, indústria e comércio), e ainda mantém participações acionárias estratégicas em outras empresas, como o IRB Brasil Re, maior resseguradora do país, e Odontoprev, plano de assistência odontológica.
Rossi costuma dizer que o faturamento faz da Bradesco dona de um quarto do mercado segurador brasileiro e equivale à soma dos mercados de Argentina, Peru e Equador. Sobre o desempenho financeiro, Rossi afirma que é fruto dos “diferenciais competitivos” do grupo, principalmente um sólido sistema de distribuição apoiado nas 4.680 agências do banco e 40 mil corretores de seguros. Investimento constante em inovação e criação de novos produtos e linhas de negócios explicam igualmente os bons resultados.
Longevidade, num sentido bem amplo, também está relacionada, na visão de Rossi, a ações na área socioambiental. Nesse campo, a Bradesco implementou projetos como a reutilização de peças de automóveis segurados e aderiu a acordos internacionais relacionados a condições de trabalho e atuação com clientes e fornecedores que tenham compromisso de respeito ao ambiente.
Foi uma das primeiras a aderir aos Princípios para Sustentabilidade em Seguros (PSI, na sigla em inglês) e à Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, lançada em 2012. Participa do Protocolo Verde, ação da confederação das seguradoras (CNSeg) e do Sindicato das Seguradoras do Rio e Espírito Santo para implantar uma agenda de sustentabilidade na indústria de seguros.
Do ponto de vista da governança corporativa, em que também se destaca na pesquisa 360-?, o grupo Bradesco Seguros está estruturado em comitês que compartilham todas as decisões. Segundo Rossi, os heads de cada uma das empresas seguradoras que compõem o grupo se reúnem com ele para tomar as decisões mais relevantes, sempre com participação do presidente do conselho de administração do banco, Lázaro de Mello Brandão, e do CEO, Luiz Carlos Trabuco Cappi. “Como o Trabuco é oriundo da seguradora, ele tem uma visão muito boa do setor, o que nos auxilia bastante”, diz Rossi.