Quanto mais o cliente viver, melhor

Fonte: Especial Revista Época Negócios – Janes Rocha

Campeã de Seguros pelo terceiro ano seguido, a Bradesco é primeira colocada em três dimensões do setor: desempenho financeiro, governança corporativa e responsabilidade socioambiental. Como uma das operações mais sólidas do Bradesco, a seguradora olha com carinho a longevidade, do seu próprio negócio e dos seus clientes – uma muito ligada à outra. 0 grupo Bradesco Seguros, o maior do setor, é líder em seguros de pessoas – inclui vida, previdência e saúde -, com quase R$ 160 bilhões em ativos e 25,3 milhões de clientes em seguros de vida e acidentes pessoais, e outros 2,4 milhões em planos para aposentadoria (PGBL). Em saúde, passou de 4,3 milhões de vidas seguradas no primeiro semestre de 2014.

O seguro de pessoas representa, em prêmios e reservas, cerca de 40% do faturamento do grupo.

Nessa área, a Bradesco se apoia em uma estratégia de aproximação com os clientes e incentivo à discussão sobre todas as questões que afetam a longevidade, a saúde e a qualidade de vida.

Fóruns de debates, site na internet, promoção de atividades físicas, caminhadas e pedaladas e treinamento de profissionais fazem parte do pacote de venda de apólices e planos.

“Nosso desafio é compartilhar conhecimento com a sociedade brasileira, de um lado estimulando estudos de caso e debates relacionados à questão da longevidade e, de outro, interagindo com cientistas e pesquisadores do setor para discutir o tema”, afirma Marco Antônio Rossi, presidente do grupo. Além de vida e previdência, o grupo Bradesco Seguros atua em praticamente todas as linhas do setor (automóveis, residência, indústria e comércio), e ainda mantém participações acionárias estratégicas em outras empresas, como o IRB Brasil Re, maior resseguradora do país, e Odontoprev, plano de assistência odontológica.

Rossi costuma dizer que o faturamento faz da Bradesco dona de um quarto do mercado segurador brasileiro e equivale à soma dos mercados de Argentina, Peru e Equador. Sobre o desempenho financeiro, Rossi afirma que é fruto dos “diferenciais competitivos” do grupo, principalmente um sólido sistema de distribuição apoiado nas 4.680 agências do banco e 40 mil corretores de seguros. Investimento constante em inovação e criação de novos produtos e linhas de negócios explicam igualmente os bons resultados.

Longevidade, num sentido bem amplo, também está relacionada, na visão de Rossi, a ações na área socioambiental. Nesse campo, a Bradesco implementou projetos como a reutilização de peças de automóveis segurados e aderiu a acordos internacionais relacionados a condições de trabalho e atuação com clientes e fornecedores que tenham compromisso de respeito ao ambiente.

Foi uma das primeiras a aderir aos Princípios para Sustentabilidade em Seguros (PSI, na sigla em inglês) e à Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, lançada em 2012. Participa do Protocolo Verde, ação da confederação das seguradoras (CNSeg) e do Sindicato das Seguradoras do Rio e Espírito Santo para implantar uma agenda de sustentabilidade na indústria de seguros.

Do ponto de vista da governança corporativa, em que também se destaca na pesquisa 360-?, o grupo Bradesco Seguros está estruturado em comitês que compartilham todas as decisões. Segundo Rossi, os heads de cada uma das empresas seguradoras que compõem o grupo se reúnem com ele para tomar as decisões mais relevantes, sempre com participação do presidente do conselho de administração do banco, Lázaro de Mello Brandão, e do CEO, Luiz Carlos Trabuco Cappi. “Como o Trabuco é oriundo da seguradora, ele tem uma visão muito boa do setor, o que nos auxilia bastante”, diz Rossi.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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