Release
A evolução do ambiente regulatório impulsionou o fortalecimento da indústria de seguros brasileira nos últimos anos, mas especialistas do setor atestam que ainda há grande margem para desenvolver a regulamentação. Para discutir este e outros temas, a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) realiza a oitava edição do Seminário de Controles Internos, Auditoria e Gestão de Riscos nesta terça-feira, 16 de setembro, de 8h30 às 18h15, no Sheraton WTC, em São Paulo. O tema deste ano é “Afinal, o que é Compliance e qual sua importância para o Sistema de Controles Internos?”.
Os painéis abordarão os conceitos, definições, papéis e práticas de compliance e sua contribuição para a mitigação de riscos, a lei anticorrupção, convergências e diferenças entre auditoria interna e compliance, o papel do compliance na formação de bancos de dados de perdas operacionais, o Foreign Account Tax Compliance Act (FATCA), a lei norte-americana de conformidade tributária para contas estrangeiras, e sua relação com o compliance, entre outros temas. Ao final, o professor Clóvis de Barros Filho, do Espaço Ética, ministrará a palestra motivacional: “A vida que vale a pena ser vivida”.
Segundo a diretora executiva da CNseg, Solange Beatriz Palheiro Mendes, desde 2004 o ambiente regulatório do mercado segurador vem se fortalecendo, principalmente com as novas regulamentações sobre aumento de capital, combate à fraude e lavagem de dinheiro. “Os controles internos trouxeram mais proteção às operações e, consequentemente, ao consumidor de seguros. Ainda há muito a ser desenvolvido no Brasil, mas pode-se dizer que estamos acompanhando de forma contínua a adoção das melhores práticas internacionais”, afirma a executiva. Em relação ao compliance, ela destaca ainda que deve ser visto como uma possibilidade de melhoria do processo de gestão das empresas. “Hoje, os controles internos são responsáveis por dar mais proteção ao ambiente regulatório e de governança. E, quando ocorrem falhas nesse modelo, podem ocorrer perdas financeiras. Por isso é tão fundamental dentro das empresas”, ressalta.
Entre os palestrantes, a representante da Direção Geral de Seguros e Fundos de Pensão da Espanha, Eva María Lidón Gámez, a integrante da Associação Internacional de Direito de Seguros (AIDA), Angelica Carlini, os representantes da J. Malucelli, Eduardo de Freitas Souza, da Mongeral Aegon, Eugênio Duque Estrada, da Porto Seguro, Rafael Kozma, da Swiss Re, Frederico Knapp, da Escola Nacional de Seguros, Alaim Assad, da Sul América Seguros, Fernanda Vidal Fernandes, do BTG Pactual, Silvana Mesquita, da Metlife, Washington Luis Bezerra da Silva, da Zurich América Latina, Murilo Chaim, da Porto Seguro, Orfeu Furquim, e da Bradesco Seguros, Valdinei Donizete Silva.
SERVIÇO:
VIII Seminário de Controles Internos, Auditoria e Gestão de Riscos – “Afinal, o que é Compliance e qual sua importância para o Sistema de Controles Internos? ”
Data: 16 de setembro de 2014 (terça-feira)
Local: Hotel Sheraton WTC São Paulo (Avenida das Nações Unidas, 12.559 – Brooklin Novo, São Paulo – SP)
Horário: 8h30 às 18h15