CPES planeja gerar novos conhecimentos de seguros

claudio contadorFonte: CNseg

O Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES), recém-criado pela Escola Nacional de Seguros, planeja gerar novos conhecimentos para a indústria de seguros, por meio de pesquisas, inclusive com adaptações de inovações vindas do exterior, ficando o comando do órgão aos cuidados do diretor Claudio Contador.

O CPES irá promover atividades acadêmicas complementares e de suporte às já desenvolvidas pela Instituição. “O Centro será um gerador de conhecimento, funcionando nos moldes de núcleos bem-sucedidos instalados em universidades de grande porte no Brasil e no exterior, públicas e privadas, e que se tornaram, com o tempo e maturação, polos de excelência”, explica o presidente da Escola, Robert Bittar.

Desde já, o CPES incorpora as atividades desenvolvidas pela Escola nas áreas de Pesquisa, Publicações e Administração de Dados Mercadológicos. Para obtenção de know-how e expertise do exterior, será estreitado o relacionamento com os parceiros internacionais com os quais a Escola já mantém acordos de cooperação técnica. “A tendência é que o número de parcerias aumente à medida que o Centro se desenvolva”, acrescenta o diretor executivo da Escola, Renato Campos.

Claudio Contador declara que o propósito do presidente Robert Bittar, ao criar esta nova área, é dotar o mercado brasileiro de seguros de novos conhecimentos e tecnologias, e, principalmente, fazer da Escola Nacional de Seguros um ponto de convergência das inteligências e estudos que abordam grandes temas de interesse da sociedade e que possuem uma correlação direta com os riscos assumidos pela indústria de seguros. “Iniciaremos nossos trabalhos por temas de grande interesse do mercado de seguros na atualidade, como os riscos advindos das mudanças climáticas, a mortalidade no trânsito e os novos aspectos da demografia brasileira, a fim de compilar e gerar novas informações, que serão distribuídas em forma de subsídios à melhor precificação do setor”, avalia Contador. “Futuramente, novos temas serão incorporados de acordo com as demandas do mercado”, finaliza.

Para o lugar de Contador, a Escola anunciou a contratação do professor Mario Pinto, que assume a Diretoria de Ensino Superior da instituição. Mestre e doutor em Administração pela PUC-Rio, Mario ficará responsável pelos cursos de graduação, pós-graduação e extensão. “Chego muito motivado e pretendo contribuir para ampliar a oferta de programas educacionais sobre Seguros e temas afins na área de ensino superior”, disse o novo diretor.

Com isso, a Escola busca dar maior foco às áreas de Pesquisa, Publicações e Administração de Dados Mercadológicos, inclusive com o estreitamento do relacionamento com os parceiros internacionais com os quais já mantém acordos de cooperação técnica. “Com a decisão de separar as áreas de Ensino Superior e de Pesquisa, tenho convicção de que vamos ampliar e otimizar nossa atuação em cada uma delas e, como consequência, entregaremos soluções mais segmentadas, contribuindo de maneira ainda mais efetiva para a qualificação dos profissionais do nosso setor”, explica Bittar.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS