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No próximo dia 27, a Aon recebe, no Grand Hyatt, na capital paulista, clientes, parceiros e profissionais de 200 das maiores empresas do Brasil no principal evento do setor: o Financial Lines Day. O encontro terá como destaque o Seguro Garantia Judicial, o qual terá suas alterações legislativas e procedimentos para a contratação colocados em pauta. Recentemente, a modalidade passou por mudanças com a divulgação pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) de uma nova portaria (164/2014), que dá diretrizes para o oferecimento do seguro como garantia em processos de execução fiscal.
Adriano Almeida, diretor de produtos financeiros da Aon, afirma que as alterações mais importantes do novo texto são a definição clara ao prazo mínimo de dois anos para a vigência das apólices, a revogação do acréscimo de 30% sobre valor da garantia e o fim da obrigatoriedade de comprovação de resseguro para valores acima de R$ 10 milhões de importância segurada. “A nova Portaria reforça o instrumento Seguro Garantia Judicial para execuções fiscais, dando ainda mais força na aceitação pelo Judiciário, além de aumentar ainda mais a competitividade em relação à carta de fiança bancária ou outras formas de garantia”, argumenta.
Segundo estimativas da empresa, o Seguro Garantia Judicial atingiu volume de prêmios superior a R$ 500 milhões em 2013. Para este ano, Almeida prevê que o mercado em geral de garantias obtenha crescimento de 5% a 10% e da Aon na ordem de 50%, em parte puxado pela grande procura da modalidade judicial.
O executivo informa também que serão abordadas no Financial Lines Day novas aplicações do seguro de crédito, modalidade que oferece proteção para recebíveis das empresas contra o risco de perdas causadas por inadimplência, insolvência ou eventos de ordem política. De acordo com ele, um estudo da divisão de gestão de risco da Aon aponta que grande parte do capital de giro das grandes companhias estão vinculados ao fluxo de contas a receber e 80% de suas vendas são concentradas em 20% dos seus clientes. “Essas estatísticas reforçam a importância do produto” afirma.
O diretor de produtos financeiros da Aon destaca que serão discutidos no encontro outros temas atuais do mercado nacional: o seguro de Responsabilidade Civil Profissional (E&O), o Cyber Insurance e o seguro para operações de M&A, grande novidade que acaba de chegar ao país.
O Financial Lines Day é promovido pela Aon com o patrocínio da AIG, Ace, Austral Seguradora, BTG Pactual, JMalucelli Grupo Segurador e Swiss Re Corporate Solutions. O evento também tem apoio do Banco Fator, Chubb Seguros, Fairfax Brasil, Pottencial Seguradora e Zurich Seguros.