Brasilprev divulga perfil dos planos de previdência contratados por pais e mães

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A Brasilprev, uma das maiores empresas de previdência privada do país, divulga um estudo feito a partir de sua base de 1,70 milhão de clientes em todo o Brasil. O levantamento revela o perfil de pais e mães que presenteiam seus filhos com planos de previdência com o objetivo, sobretudo, de proporcionar boas condições para a educação deles no futuro.

Entre os planos para menores contratados por pais e mães, 61% são da modalidade VGBL, indicada para as pessoas que fazem a declaração de imposto de renda no modelo simplificado, são isentas ou já usufruem da dedução fiscal de 12% do PGBL. Além disso, a maioria, 52%, optou pela tabela regressiva do Imposto de Renda, o que demonstra a intenção de manter o foco no longo prazo.

Ainda segundo o levantamento, 61% dos pais que investem em previdência para os filhos são casados, 31% são solteiros, 6,5% divorciados e 1,3% viúvos. A idade média destes responsáveis financeiros no momento da contratação do plano é de 38 anos, enquanto a dos beneficiários é de seis anos.

Geograficamente, 43% dos clientes Brasilprev Júnior estão no Sudeste, 21% no Nordeste, 20% no Sul, 10% no Centro-Oeste e 5% no Norte.

Educação é o foco de contratantes

O estudo também revelou as principais características dos produtos contratados para crianças e adolescentes, bem como os motivos que influenciam a opção por esse tipo de investimento. Na Brasilprev – pioneira no lançamento de previdência privada para menores, em 1997 – 37% do total dos planos são Brasilprev Junior (nome do produto para este público), sendo que pais e mães representam 90% dos responsáveis financeiros. Depois deles, os que mais contratam são avós (6%), seguidos por tios (2%). Padrinhos e outros graus de parentesco compõem os outros 2%.

No período de abril de 2013 a abril de 2014, estes planos cresceram 2% em quantidade e 10% em reservas. Já o tíquete médio aportado teve um acréscimo de 9% no período observado, passando de R$ 109 para R$ 118. Soraia Fidalgo, gerente de Inteligência e Gestão de Clientes da empresa, comenta esta evolução. “Garantir segurança financeira para que os filhos tenham boas condições para estudar e realizar projetos no futuro faz parte das grandes preocupações de pais e mães. Muitos começam a poupar desde o nascimento da criança para que, quando o filho complete a maioridade, possa resgatar os recursos para aplicar em sua formação profissional, em um intercâmbio, entre outros projetos”, diz.

A executiva comenta, ainda, que devido ao fato de a Brasilprev ter o menor tíquete do mercado (R$ 25), a procura da classe C tem aumentado. “A acessibilidade que ganhou o produto ao longo dos anos, combinada com a ascensão de renda dos brasileiros, permite que cada vez mais pessoas tenham acesso à previdência. No que se refere aos planos voltados a crianças e adolescentes, percebe-se o desejo dos pais em oferecer um suporte para que seus filhos comecem uma vida adulta com menos dificuldades do que a que eles encontraram. Muitas vezes, inclusive, os responsáveis abrem mão de investir em si para apostar nas gerações futuras”, afirma.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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