Pessimismo permanece, aponta ICSS

Release

O Índice de Confiança e Expectativas do Setor de Seguros (ICSS), calculado a partir de pesquisa realizada pela FENACOR, subiu para 86,3 em maio. Contudo, o resultado foi fortemente influenciado pelo ICER – Índice de Confiança e Expectativas das Resseguradoras, que apresentou ligeira melhora, após ter sido exageradamente pessimista em abril.

O dado mais relevante foi que, em maio, o ICES (Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras) continuou em queda, agora pelo 4º mês seguido. Nesse último mês, o fator mais atingido foi a expectativa com o faturamento futuro das empresas – que agora tende para a estabilidade, quando antes a expectativa era de otimismo. Esse é o menor valor registrado nesse indicador.

Essa foi a quarta avaliação divulgada desde o lançamento do ICSS, que é obtido a partir da combinação de três indicadores: o ICGC – Índice de Confiança das Grandes Corretoras; o ICES e o ICER.

Segundo o coordenador técnico do estudo, Francisco Galiza, os percentuais apurados em maio continuam sinalizando uma preocupação crescente das principais empresas do segmento de seguros com o futuro da economia brasileira e, naturalmente, com as possíveis consequências nos seus negócios.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS