Como parte das ações que integram a Semana Nacional de Educação Financeira – ou Semana ENEF (www.semanaenef.gov.br) –, a iniciativa “Torcedor Seguro” vai levar para as ruas de quatro cidades brasileiras – Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre – apresentações teatrais que abordarão de forma lúdica a presença do seguro no dia-a-dia dos torcedores.
Com a proximidade da Copa do Mundo, o teatro chega como um meio atrativo para entreter e conscientizar financeiramente a população, lançando mão da mímica como principal forma de expressão. A ação é fruto de uma parceria entre a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) e a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), com patrocínio da Escola Nacional de Seguros (Funenseg) e da Caixa Econômica.
As apresentações, de aproximadamente quinze minutos, ilustrarão situações de risco que uma família de torcedores enfrenta – que vão desde o deslocamento de casa até o estádio, passando por confusões na arquibancada até a comemoração de um gol. Por ser uma ação de educação financeira com foco em seguros, o objetivo é mostrar que vencer também é uma questão de estar seguro, celebrando a vitória de um torcedor campeão que, acima de tudo, está protegido. Brindes e folders comunicativos serão distribuídos para o público, que poderá interagir com o mestre de cerimônia em uma arquibancada. Além disso, um caminhão personalizado com a identidade visual da campanha circulará pela cidade, levando todo o equipamento técnico, cenográfico, figurino e brindes.
Além desse, outro importante evento com foco em educação financeira que faz parte da agenda da Semana ENEF é a 4ª Conferência de Proteção do Consumidor de Seguros. O evento acontece nos dias 6 e 7 de maio, no Hotel Caesar Business, em São Paulo, e terá entre os palestrantes o economista Eduardo Gianetti e o presidente da Microinsurance Innovation Facility da OIT, Craig Churchill.
Serviço:
“Torcedor Seguro”
Data: 05/05/2014 a 16/05/2014
Locais: Rio de Janeiro (Largo da Carioca – 05/05 e 06/05) / Belo Horizonte (Praça da Liberdade – 08/05 e 09/05) / Porto Alegre (Praça da Encol – 12/05 e 13/05) / São Paulo (Praça da Sé – 15/05 e 16/05)
Sobre a ENEF:
A Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), política pública instituída por decreto presidencial em 2010, nasceu com a finalidade de promover a educação financeira e previdenciária da população e fortalecer a cidadania, eficiência e solidez do mercado financeiro, de capitais, de seguros, de previdência e de capitalização. Com a ENEF, a educação financeira passa a ser uma política de Estado, de caráter permanente, envolvendo instituições, públicas e privadas, de âmbito federal, estadual e municipal. A Semana ENEF é coordenada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF), instituído para coordenar a execução da ENEF e que reúne, entre outros órgãos e entidades, o Banco Central, a SUSEP, a CNseg, a BM&FBovespa e a Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil), além dos Ministérios da Educação, da Justiça, da Previdência Social e da Fazenda.
Sobre a CNseg:
A Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) elevou em 2008 ao status de Confederação a Fenaseg (Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização. A CNseg conta em sua formação com a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), a Federação Nacional de Previdência Privada (FenaPrevi), a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), e a Federação Nacional de Capitalização (FenaCap). A entidade reúne 189 das 196 seguradoras brasileiras e representa o mercado perante o Governo Federal, a sociedade em geral e as entidades nacionais e internacionais.