A partir do segundo Trimestre de 2014, o profissional do mercado ressegurador passará a ganhar uma certificação que permite identificar o nível de conhecimento técnico, qualificando-o para o mercado. A iniciativa da Fenaber em conjunto com a Funenseg, Escola Nacional de Seguros, teve o apoio da AIG, líder mundial em seguros gerais, patrimoniais e de responsabilidade civil, por meio da participação de Marcos Fugise, Diretor Técnico da Resseguradora AIG Brasil. O executivo liderou a Comissão de Certificação de Profissionais de Resseguros, a partir da percepção da necessidade de formação de profissionais qualificados na área.
“O principal objetivo dessa certificação é atestar a qualificação técnica dos profissionais da área de Resseguros. A partir de 2015, teremos os cursos preparatórios, no intuito de formar e capacitar mais pessoas e, como consequência, aumentar a oferta de profissionais qualificados no mercado”, disse Fugise.
Foram criadas duas certificações – CPR1 e CPR2 – com uma grade de matérias para cada nível. Os primeiros exames testes serão realizados no segundo semestre de 2014 e, a partir de 2015, a Escola Nacional de Seguros oferecerá cursos preparatórios presenciais para os dois níveis nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Segundo Fugise, que também é um dos responsáveis pela criação do material didático e pelas questões dos exames, a certificação agrega grande conhecimento e qualificação aos profissionais da área.