QBE e corretora Ifaseg desenham seguro para operadora turística indenizar passageiro em eventos como o cancelamento de voo

APTS CADE?Release

A FLOT Operadora Turística começou a oferecer ao consumidor o primeiro seguro do mercado que indeniza o passageiro em caso de permanência forçada, considerando gastos como estadia, transporte e alimentação. Desenhada pela Ifaseg Administração em Seguros, a proteção evita maiores transtornos aos passageiros em caso de cancelamento ou atraso de voo. “Para se ter uma ideia da importância desta novidade, basta dizer que somente neste início de 2014 houve cerca de 12 mil cancelamentos de voos nos Estados Unidos, em virtude de nevascas”, observa José Eduardo Barbosa, presidente da FLOT. Ele lembra que este país e vários outros do mundo não possuem leis de proteção ao consumidor em situações como essas. “É por isso que vemos com frequência filmes na TV ou no cinema em que passageiros dormem sobre suas próprias malas em aeroportos”, observa o executivo, que também é vice-presidente da Braztoa – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo.

“Esta cobertura, que pode ser desfrutada em viagens por qualquer país do mundo, também poderá ser útil durante a temporada de furacões nos Estados Unidos, que transcorre entre 1 de junho e 30 de novembro”, observa Mário Gasparini, diretor da Ifaseg. Ele destaca que em 2012 o número de voos cancelados em virtude do furacão Sandy chegou a 13,7 mil. Gasparini acrescenta que esta mesma proteção cobre despesas com o retorno, caso o passageiro seja obrigado a permanecer no destino em função de evento climático ou problemas mecânicos com a aeronave.

A cobertura, que é subscrita pela seguradora QBE, pode ser contratada no momento da compra de qualquer viagem da FLOT. A proteção integra um novo pacote de seguro da Ifaseg denominado Trip Protector, que concede às agências e operadoras de turismo a capacidade de garantir indenização ao passageiro nos casos de cancelamento, considerando qualquer motivo, além de interrupção de viagem. “Estas coberturas podem fazer com que agências e operadoras transformem um grande aborrecimento em uma experiência positiva para o passageiro, assegurando a sua fidelidade”, considera Waldir de Menezes, também diretor da Ifaseg.

De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos, as nevascas ao longo do mês de janeiro prejudicaram em especial os voos a partir dos aeroportos de New York e Chicago. Na segunda semana de fevereiro cerca de 100 brasileiros que voltavam de Orlando para São Paulo passaram a noite no aeroporto internacional de Charlotte, no Estado de Carolina do Norte. No Brasil, os voos para New York, a partir de São Paulo e Rio de Janeiro, também chegaram a ser cancelados em função destes eventos. Segundo o mesmo serviço norte-americano de meteorologia, as temperaturas no país chegaram a -26°C nas regiões norte e central.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS