A necessidade de aproximação cada vez maior do mercado de seguros com seus consumidores, os desafios da precificação do seguro de automóvel e os direitos e deveres dos beneficiários dos planos de saúde estão na pauta do 2º Seminário Direitos & Deveres do Consumidor de Seguros, que será realizado nesta quinta-feira, 27 de março, de 8h às 18h, na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), em Porto Alegre. O evento é fruto de uma parceria entre a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) e o Instituto Nacional de Educação do Consumidor e do Cidadão (INEC).
Para a diretora executiva da CNseg, Solange Beatriz Palheiro Mendes, o encontro é mais uma iniciativa que visa ampliar e fortalecer a importância dos canais de diálogo entre o mercado segurador e seus consumidores. “A aproximação com o segurado é uma das prioridades do mercado de seguros que, cada vez mais maduro, fortalece suas ouvidorias e diversifica seus canais digitais”, avalia.
A executiva destaca também que dos grandes desafios da indústria do seguro mundial é despertar no consumidor de seguros o interesse em buscar informações e procurar o produto que mais se adeque as suas necessidades. “Diante desse cenário, uma das oportunidades é ampliar o acesso à informação por meio da Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef), um projeto governamental que iniciou em 2010, mas que ganhou força este ano com a Semana Nacional de Educação Financeira (http://www.semanaenef.gov.br/) que acontece em maio”, comenta.
Destaque no evento, a palestra de abertura sobre “Direitos e deveres do consumidor à luz da tendência de crescimento do custo na saúde”, ministrada pelo diretor-executivo da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), José Cechin, abordará, entre outros temas, os direitos do consumidor aos serviços assistenciais e às últimas tecnologias e como os planos de saúde podem ser usados de forma responsável, sem desperdícios.
O encontro contará ainda com a participação do presidente do Instituto Nacional de Educação do Consumidor e do Cidadão (INEC), José Luiz da Silva; do desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Ney Wiedemann; do procurador do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Claudio Bonatto; do defensor público da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul, Felipe Kirchner; entre outros. Haverá também painéis sobre seguro de automóvel: aspectos que influenciam a definição do prêmio; venda de seguros em redes de varejo; as cláusulas gerais dos contratos de seguro à luz do código de defesa do consumidor, subscrição, precificação e regulação de sinistros de responsabilidade civil; e meios alternativos de solução de controvérsias de consumo.