Sai Luciano Portal Santanna e entra Roberto Westenberger no comando da Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão que regula o mercado segurador brasileiro, responsável por quase 4% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. O decreto foi assinado pela presidente Dilma Rousseff em conjunto com o Ministro Guido Mantega, e publicado nesta sexta-feira, véspera de Carnaval.
Comunicado do Ministério da Fazenda informa que “a saída de Santanna foi discutida e acertada de comum acordo com o Ministério da Fazenda, que agradece os serviços prestados por mais de dois anos e meio à frente do órgão regulador de seguros”.
O assunto já fazia parte do dia-a-dia do setor há cerca de dois meses. Westenberger é formado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e em Ciências Atuariais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É também mestre em Estatística pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e Ph.D em Ciências Atuariais pela City University em Londres. No plano institucional, foi diretor e presidente do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA) e representante do Brasil na Associação Atuarial Internacional (IAA), onde hoje atua como membro da sua Comissão de Solvência. Também foi professor de Seguros da COPPEAD/UFRJ, onde fundou o Centro de Estudos e Pesquisas em Seguros. Foi também professor da PUC/RJ, onde ajudou a implantar o 1º. Mestrado “Stricto Sensu” em Ciências Atuariais no Brasil.
Lembro-me que em uma das entrevistas que fiz com o engenheiro e ex-consultor da PwC, ele apostava na entrada de novos players no Brasil e que seguradoras médias seguem o caminho de conquistar os clientes com serviços exclusivos e classes sociais específicas. “As grandes seguradoras vão explorar a presença geográfica que os bancos estão proporcionando. O apoio dos bancos ao setor é de extrema importância para o crescimento do setor, principalmente de vida e previdência”, disse Westenberger, que na época liderava a área de seguros da PricewaterhouseCoopers, de onde saiu em meados do ano passado, em uma entrevista para especiais sobre o mercado segurador brasileiro.
Que ele traga muito crescimento e transparência para o mercado segurador crescer com sustentabilidade nos próximos anos!!!!
Luciano Portal, que conduziu a Susep nos últimos dois anos, tem feito um balanço positivo da sua gestão na mídia desde o final de dezembro. Nos bastidores, a relação entre Portal e o mercado era tensa, chegando até o titular da Susep deixar de comparecer em eventos do setor em razão de mudanças que desagradavam a maioria, seja do ponto de vista político como técnico. Uma das expectativas de Portal é ser conduzido a um cargo de vice-presidente dentro da esfera do Banco do Brasil, que necessita de executivos com conhecimento de seguro para suportar tamanha exposição da BB Seguridade diante da sociedade local e internacional. Nesta semana, por exemplo, a Bloomberg divulgou análise de especialistas que apontam a seguradora ligada ao BB como a preferida dos analistas no mundo. Isso mesmo. No mundo. Vamos acompanhar o desenrolar dessa história.