Nos próximos dias 18 e 20 de fevereiro acontece, em Madri, na Espanha, a tradicional “Semana Del Seguro”. Em sua 21ª edição, o encontro reúne profissionais de diversas partes do mundo e tem como objetivo analisar o setor de seguros internacional, compartilhar práticas da indústria seguradora espanhola e abordar tendências do mercado.
Pelo segundo ano consecutivo, o evento abre espaço para um fórum ibero-americano. Sob o tema “Hacia un desarrollo compartido” (rumo ao desenvolvimento compartilhado), o encontro desse ano acontecerá no dia 19 de fevereiro, das 9h30 às 14h, e terá, entre outros congressistas, o secretário-Geral da Federação Interamericana de Empresas de Seguros (FIDES), Raúl de Andrea.
Para Marco Antonio Rossi, presidente da Federação e da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), o fórum ibero-americano é uma ocasião importante para troca de experiências. “Encontros como esse são fundamentais para estimular o debate sobre os desafios do setor de seguros na América Latina e seus impactos no desenvolvimento econômico da região”, avalia Rossi, ressaltando que a América Latina está experimentando um crescimento econômico sem precedentes, impulsionado, principalmente, por países como Brasil, México, Colômbia e Peru. “Em 2012, a região foi responsável por um universo de mais de 550 milhões de pessoas e aproximadamente US$ 130 bilhões em vendas de seguros ao ano”, conclui.
Participam ainda do Fórum a presidente da Associação Empresarial do Seguro na Espanha (UNESPA), Pilar González de Frutos; o presidente da Mapfre América, Rafael Casas; o diretor-Geral da Associação Mexicana de Instituições de Seguros (AMIS), Recaredo Arias; entre outros. Mais informações sobre o II Fórum ibero-americano da “Semana Del Seguro” em: http://semanadelseguro.inese.es/ii-foro-iberoamericano-hacia-un-desarrollo-compartido/
Sobre a FIDES:
Com mais de 50 anos de experiência em assuntos da área securitária, a Federação Interamericana de Empresas de Seguros (FIDES) é representada por 18 países da América Latina, Estados Unidos e Península Ibérica, tendo como objetivo estimular o desenvolvimento do mercado, defendendo a iniciativa privada e padrões éticos e técnicos em todas as atividades relacionadas ao setor.
Além do Brasil e da Espanha, participam da FIDES: Argentina, Chile, Bolívia, Colômbia, Equador, Costa Rica, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, El Salvador, Paraguai e Venezuela.