Saúde suplementar mira marca 50 milhões de beneficiários ainda este ano

saudeComunicado

Se mantiver o ritmo de crescimento, o Brasil poderá alcançar, ainda este ano, a marca de 50 milhões de beneficiários de planos de saúde. No terceiro trimestre do ano, foram 49 milhões de beneficiários, registrando um crescimento de 0,9% no período e de 3,2% no acumulado em 12 meses, até setembro, segundo o boletim “Saúde Suplementar em Números”, produzido pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), a partir de dados atualizados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

“De março a setembro de 2013, o mercado cresceu em 1,1 milhão de beneficiários. No período de 12 meses, de outubro de 2012 a setembro de 2013, o crescimento acumulado foi de 1,5 milhão de beneficiários”, informa Luiz Augusto Carneiro, superintendente-executivo do IESS. “É um crescimento significativo. Se esse ritmo for mantido, a marca de 50 milhões de beneficiários poderá ser atingida em 2014”, analisa.

O mercado foi impulsionado, principalmente, pelos planos coletivos empresariais, que registram um crescimento de 1,3% no trimestre e de 5,5% em 12 meses. Na visão de Carneiro, uma das hipóteses a justificar esse comportamento é que as pequenas e médias empresas (PMEs) têm aumentado a contratação de planos empresariais. “Esse é um nicho que tem registrado crescimento nos últimos anos e as operadoras passaram a oferecer produtos direcionados às PMEs”, observa. “Além disso, apesar do baixo crescimento da economia brasileira, o mercado de trabalho tem se mantido estável e isso influencia a contratação de planos”, acrescenta.

Entre as grandes regiões do Brasil, o Nordeste registrou a maior taxa de crescimento no período de 12 meses encerrados em setembro de 2013: 6%. No acumulado trimestral, a alta na região foi de 1,5%, totalizando um mercado de 6,64 milhões de beneficiários. No Norte, região com menor taxa de crescimento, o crescimento trimestral foi de 0,7% e o anual de 5,8%, chegando a 1,80 milhão de beneficiários.

Maior mercado do País, o Sudeste obteve crescimento de 0,9% no trimestre e de 2,6% no acumulado de 12 meses encerrados em setembro, ao atingir 31,1 milhões de beneficiários.

Planos odontológicos. Os planos exclusivamente odontológicos registraram crescimento de 2,5% no acumulado do terceiro trimestre de 2013 e alta de 4,2% no ano encerrado em setembro. Chegou, assim, 19,5 milhões de beneficiários. “Esse é um mercado de grande potencial e que tem mantido o ritmo de crescimento. Nossa expectativa é que continue em expansão”, avalia Carneiro.

Perfil. O Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) é uma entidade sem fins lucrativos com o objetivo de promover e realizar estudos sobre saúde suplementar baseados em aspectos conceituais e técnicos que colaboram para a implementação de políticas e para a introdução de melhores práticas. O Instituto busca preparar o Brasil para enfrentar os desafios do financiamento à saúde, como também para aproveitar as imensas oportunidades e avanços no setor em benefício de todos que colaboram com a promoção da saúde e de todos os cidadãos. O IESS é uma referência nacional em estudos de saúde suplementar pela excelência técnica e independência, pela produção de estatísticas, propostas de políticas e a promoção de debates que levem à sustentabilidade da saúde suplementar.

Veja a íntegra do estudo em www.iess.org.br .

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS