Essa Minuto Seguros vai longe. Quando o líder é sustentável, a equipe constrói uma empresa longeva. Parabéns Marcelo Blay e equipe!!! Orgulho de ver seus resultados nesses três anos de vida. “Juntos se vai mais longe”, diz Blay a sua equipe que se aproxima de 200 pessoas, na festa de final de ano, realizada no início de dezembro.
Veja abaixo trechos da entrevista do sócio da corretora online Minuto Seguros:
Sonho Seguro: Em 2012, a empresa recebeu um aporte de capital da Redpoint e.ventures, um dos maiores fundos brasileiros de Capital Empreendedor e o primeiro fundo afiliado ao Vale do Silício dedicado à região. O que isso ajudou em 2013?
Marcelo Blay: O investimento está sendo utilizado para a capacitação da equipe de atendimento, além da ampliação de sua infraestrutura tecnológica para atender à demanda crescente. 2013 foi um ano muito especial. A Minuto cresceu. Hoje somos 194 pessoas! Não somos mais uma pequena empresa torcendo para dar certo. Somos um empresa média acreditando que podemos ser ainda maiores. Muita gente nova entrou na Minuto e alguns há poucos dias. Já temos veteranos, pessoas que estão conosco desde o começo, há três anos.
SS: Em termos de negócios, como a Minuto se posiciona?
Blay: Já estamos entre as maiores corretoras em diversas Seguradoras, só que eles não nos contam para a gente não pedir mais comissão… Temos uma base de clientes crescente e estamos provando que nosso modelo de atendimento é um sucesso.
SS: Como você mede o sucesso da corretora?
Blay: Pelo fato de termos garantido renovações.
SS: Quais os seguros mais vendidos?
Blay: Automóvel, Residencial, Viagem, Saúde Empresarial, Patrimoniais Empresariais.
SS: Quantas apólices negociava no início do ano e quantas agora em dezembro?
Blay: Sobre a quantidade de apólices, não podemos divulgar por força de acordo de acionistas com nossos sócios do Vale do Silício, a Red Point eVentures, mas posso te passar o volume de visitas ao nosso site. Tivemos 567.544 visitas em 2012 contra 1.722.762 em 2013, ambos os anos considerando visitas até 30 de novembro.
SS: Como manter a equipe motivada em tempos de economia estagnada, violência, caos nos transportes urbano?
Blay: Falando de nosso modelo de negócio, muita gente têm pedido para eu contar como conseguimos ter uma equipe tão grande e manter um padrão de atendimento superior. É fácil, eu digo: basta a gente ter valores éticos e morais. Basta ser atencioso, ter genuíno interesse em ajudar pessoas, ser educado, gentil, prestativo, pró-ativo, não deixar ninguém sem resposta, dar respostas rápidas, mesmo quando se trata de uma negativa, sempre buscar o que é o melhor para o cliente. Na Minuto não cabe arrogância, ganância, desrespeito. O segredo é tratar gente como gente, ter respeito ao ser humano acima de tudo.
SS: O que pode melhorar?
Blay: Nem sempre dá para ser rápido, pois muitas coisas independem de nossa vontade, mas podem ter certeza que fazemos tudo que está a nosso alcance. De qualquer forma, temos evoluído a cada dia. Temos batido recordes que pareciam impossíveis. Gosto de um ditado que diz: “como ele não sabia que era impossível, foi lá e fez…” provamos que o impossível é algo que nós nos impomos como limite. Quando a gente se livra deste dogma, mostramos para nós mesmos que somos capazes de ir além.
SS: Você acredita que as pessoas são o maior capital de uma empresa?
Blay: Sim. Fico hiper feliz cada vez que conseguimos bater um record. Mas me sinto realizado de verdade quando fico sabendo das vitórias de cada um da equipe: têm gente que conseguiu realizar o desejo de casar; gente que ficou noivo e celebrou o fato num restaurante dos sonhos; gente que conseguiu mudar de apartamento ou de casa; gente que foi para a Disney; que comprou carro; que equipou a casa; que colocou filho em escola particular e assim por diante. Isso é mais importante para mim do que qualquer coisa. Não tem coisa mais maravilhosa na vida do que ver as pessoas que a gente gosta crescendo, se realizando e atingindo seus sonhos.
SS: O que é a regra dos 3 Ps?
Blay: Juntos podemos ir muito longe e só numa empresa que cresce aparecem as oportunidades de promoção. E nós temos visto inúmeros casos de promoções na Minuto, baseadas no mérito e não em favorecimentos pessoais. Quando todos vestem a camisa e lutam pelo mesmo ideal, acabamos gerando oportunidades de crescimento para nós mesmos. Mas precisamos sempre ter em mente a regra dos 3Ps: perspectiva, persistência e paciência.
SS: O que espera para 2014?
Blay: Que o carinho da equipe demonstrado no dia-a-dia se repita. Esse é o combustível que me faz continuar acreditando.
Na minuto todos somos iguais, quem tem suas promoçoes è prq trabalhou muito pra isso, aqui todos sao tratados igualmente e ninguem è preferido de ninguèm, creio q 100% das pessoas q aq estâo nao se sentem desfavorecidas e sim EXTREMAMENTE reconhecidas, a nao ser aqueles q sairam a força e nao puderam mais fazer parte dessa empresa ABENÇOADISSIMA! Senhor eu Repreendo em nome de jesus todo mal. Olhado e palavras negativas!!!