Encontro discute rumos do seguro garantia no país

Release

As novas regras para o seguro garantia ampliarão a participação do produto nas obras de infraestrutura do país e refletem a preocupação do mercado, das empresas e do Governo em tornar o produto mais aderente às necessidades dos segurados. A nova circular de nº 477 da Superintendência de Seguros Privados (Susep) também traz definições mais específicas para regras de aviso de sinistros, pagamento de indenizações, entre outras questões.

O tema ganhou destaque no “III Encontro de Seguro Garantia – Atividades Públicas” promovido pela Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), em parceria com a Escola Nacional de Seguros, realizado essa semana, em Brasília. O encontro reuniu profissionais de empresas públicas e privadas e representantes do Governo, entre eles, o diretor da Susep, Nelson Le Cocq D`Oliveira, que comentou a possibilidade da ampliação da cobertura do seguro garantia em obras de 5% para 30%.

Para o presidente da comissão de Riscos de Crédito e Garantia da FenSeg, Rogério Vergara, a nova circular, que começou a vigorar no dia 30 de setembro e tem prazo máximo para adaptação das seguradoras até 1º de abril de 2014, apresenta uma evolução positiva para o produto. “Depois de dez anos, chegamos a um conjunto de modificações importantes que alteram a forma de comercialização e operação do seguro garantia. Para termos uma ideia, a circular 232, de 2003, tinha apenas dez páginas, enquanto a 447 apresenta mais de 60”, ressalta o executivo, acrescentando ainda que as mudanças eliminam uma grande área cinzenta que pairava sobre o produto.

Para o próximo ano, a FenSeg já tem previstas várias ações, como, a divulgação de um guia de boas práticas para o seguro garantia, uma cartilha para os segurados, programas de treinamento para corretores e seguradoras e o IV Encontro sobre o tema.

Segundo levantamento da FenSeg com base em dados da Susep, o seguro garantia cresceu 35,9% nos primeiros nove meses do ano, com uma arrecadação de R$ 764 milhões. No mesmo período de 2012, a carteira registrou arrecadação de R$ 562 milhões.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS