O presidente da Liberty Seguros, Pablo Barahona, e sua diretoria participaram do encontro do Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo (CCS-SP) no mês de outubro, realizado na terça-feira (01/10). O mentor do CCS-SP, Alexandre Camillo, agradeceu a visita e o trabalho da diretoria de uma das maiores seguradoras do país. “A Liberty está crescendo em todos os ramos, principalmente em automóvel, e tem investido muito na exposição e reconhecimento de sua marca, o que é um facilitador para nós corretores na hora de apresentar os produtos para o consumidor”.
Pablo Barahona expôs que a Liberty Seguros faturou R$2,2 bilhões em 2012, apresentando crescimento anual de 15,5% durante os últimos quatro anos. Tem 1,3 milhão de segurados, 16 mil corretores cadastrados, mais de 1.500 funcionários e 71 filiais (Liberty Seguros e Indiana). É a 5ª seguradora na carteira de automóveis e a 8ª em ramos elementares. Atuando nos segmentos de seguros para pessoas, empresas, grandes riscos e riscos especiais é a seguradora oficial da Copa do Mundo da FIFA 2014™.
Ele apresentou o otimista cenário da indústria de seguros no Brasil, onde cresce população economicamente ativa “Adultos representarão cerca de 70% da população brasileira em 2030” e cresce a riqueza das pessoas “Com o enriquecimento da população, mais oportunidades para o mercado de seguros irão surgir”. Apresentou pesquisas que garantem que 54% das pessoas da classe média guardam dinheiro para comprar carro e casa, em 2010 existiam 19 milhões de famílias seguráveis, e até 2018 serão 25 milhões.
Como desafios para o setor, Barahona indicou o baixo investimento dos brasileiros em relação à proteção da família e bens, a dificuldade em criar a cultura do seguro e proteção de bens educando e conscientizando a sociedade sobre a importância de se segurar produtos além dos automóveis, a dificuldade em entender as demandas e a forma de se comunicar com a nova classe média do Brasil.
O ponto alto da apresentação foi o cenário da atuação dos corretores de seguros. Falou da preocupação desses profissionais com o surgimento das corretoras online, que poderiam enxugar a categoria. “Nos Estados Unidos, que estão aculturados com a venda online, o corretor de seguros mantém sua posição no mercado. Do total de clientes que cotam online, 80% admitem fechar a compra em outro canal. Mais da metade deles com ajuda de um corretor de seguro”, disse. Mostrou pesquisa que afirma que 80% dos entrevistados já comprou um seguro de auto off-line depois de receber uma cotação online. Destes, 57% foram via corretor no escritório, 32% via corretor no telefone e 25% pelo canal direto.
E mostrou que embora em algumas indústrias a figura do intermediário perde força, no segmento de seguros o corretor mantém a sua importância, tendo como exemplo a comparação com a categoria dos agentes de viagens. Mostrou um gráfico que mostra que os agentes de viagens estão sendo reduzidos, após as compras online, o que não acontece com os corretores de seguros. No Brasil, em 1995 eram 98 mil corretores de seguros e 47 mil agentes de viagens, em 2000 foram contabilizados 94 mil corretores e 38.800 agentes, em 2011 o número ficou em 90 mil corretores e 14.052 agentes. “Ou seja, a importância de vocês corretores é muito mais valorizada. Para vocês a internet não tem que ser inimiga, mas sim uma ferramenta muito útil”.
Após a palestra, o mentor Alexandre Camillo declarou muita satisfação com as afirmações de Pablo Barahona. “Se continuarmos fiéis à prestação de serviços, manteremos nossa profissão sempre. Os agentes perderam espaço, pois alguns não prestam seu serviço adequadamente, apenas emitem bilhetes, o que a máquina faz. Os corretores de seguros se preocupam mais em apresentar uma venda consultiva e explicativa de assuntos tão sérios como seguros e previdências”, disse Camillo.
Acompanhando o presidente, e entre outros representantes da empresa, participaram o vice-presidente Comercial Marcos Machini, o vice-presidente de Seguros Pessoais Paulo Umeki, o diretor Comercial São Paulo Capital Francisco Alvarez Filho e a diretora de Marketing Adriana Gomes, que puderam esclarecer dúvidas dos corretores de seguros sobre diversas áreas da companhia.