3ª edição do Relatório Social da Liberty Seguros destaca ações da seguradora voltadas à responsabilidade social, mobilidade urbana e segurança no trânsito

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A Liberty Seguros, Seguradora Oficial da Copa do Mundo FIFA 2014™, apresenta seu Relatório Social 2012, ano em que o Grupo Liberty Mutual Insurance completou um século de existência. A 3ª edição do documento traz, em 34 páginas e 20 capítulos, as ações que a companhia realizou durante o ano, como a criação do Projeto Sinal Livre e a 1ª Semana Mundial do Voluntariado, chamada de Serve With Liberty, que mobilizou 1.200 funcionários em todo o Brasil e beneficiou mais de 75 ONGs. Foram arrecadados cerca de 10 mil itens para a Campanha do Agasalho e mais de 10 toneladas de alimentos. A campanha de Doação de Sangue, no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, totalizou 237 bolsas de sangue, quantidade que pode salvar até 781 vidas.

Pensando em auxiliar e melhorar a segurança no trânsito, a Liberty Seguros definiu como causa social a “Segurança e Responsabilidade na Mobilidade Urbana” colocada em prática por meio do Projeto Sinal Livre, que tem como base três temáticas: a mobilidade verde, estimulando a escolha de meios de locomoção que causem menor impacto ao meio ambiente; a fluidez, reforçando o respeito de todos dentro dos espaços de deslocamento nos grandes centros urbanos; e a segurança no trânsito, trabalhando efetivamente na prevenção dos acidentes.

Até a Copa do Mundo da FIFA 2014™ o Sinal Livre estará nas principais cidades-sede do evento, para auxiliar na mobilidade ao redor dos estádios que receberão os jogos e conscientizar os motoristas e pedestres sobre as boas práticas que devem ser adotadas para tornar o trânsito mais seguro. “Nossa decisão em patrocinar a Copa das Confederações FIFA 2013 e a Copa do Mundo da FIFA 2014 ™ faz parte dessa visão, pois acreditamos que esses dois grandes eventos esportivos deixarão um legado de extrema importância para o país”, comenta o CEO e presidente do Grupo Liberty Seguros Brasil, Pablo Barahona.

Outro projeto implantado pela seguradora foi o Kit Sustentável para o Canal Concessionárias. Desde 2012 o segurado recebe em papel somente um folder de boas vindas, o cartão de assistência 24 horas, dados da apólice e um cartão semente que pode ser plantado. Os demais documentos (apólice e manual) ficam disponíveis on-line no site da seguradora. A previsão é reduzir o uso de papel em mais de 50 toneladas ao ano.

Relações com os corretores

Os corretores são parte fundamental do trabalho da Liberty Seguros, por isso envolvê-los ao máximo em suas ações, oferecer treinamentos e realizar campanhas de incentivo são de extrema importância para a seguradora. De acordo com o Relatório Social 2012, foram realizados treinamentos on-line e presenciais sobre os produtos da empresa, pesquisas de satisfação, visitas à matriz da Liberty em Boston, além das campanhas Artilheiros, Seleção Premiada e Artilheiros Vida, com premiações diversas como ingressos para os jogos da Copa das Confederações.

Canais de atendimento

Atender o cliente com excelência é uma das prioridades da companhia. Em 2012, a Liberty Seguros realizou mais de 2 milhões de atendimentos nos diversos canais que disponibiliza: telefone, chat on-line, e-mail, SMS, site e aplicativo mobile. Cerca de 460 funcionários estão envolvidos nas centrais de atendimento.

Recursos Humanos e relacionamento com o funcionário

A Liberty Seguros investe constantemente no desenvolvimento de seus funcionários, pois entende que as pessoas são o maior ativo da companhia. Em 2012, foram oferecidas 45 mil horas de capacitação, com a participação de 1.100 funcionários. A partir dos resultados da Pesquisa de Clima Organizacional, foram implantados mais de 200 planos de ação em parceria com as diretorias e RH. Outro ponto que destaca a seguradora em termos de retenção de talentos são as promoções horizontais e verticais. Em 2012, 41% das vagas abertas durante o ano foram ocupadas por pessoas que já trabalhavam na empresa. Em acessibilidade, as iniciativas foram instalação de elevadores para deficientes e marcações de piso tátil para que todos os funcionários tenham facilidade de acesso.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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