Susep e Sincor-MG discutem Associações e parcerias

Release

Para tratar do combate às Associações de Proteção Veicular – as famigeradas seguradoras piratas – Maria Filomena Magalhães Branquinho, presidente do Sincor-MG, reuniu-se nesta segunda-feira, 16 de setembro, com o Superintendente da Susep, Luciano Portal Santana, e seus diretores de fiscalização. Foram compartilhadas informações e dados sobre o crescimento e desenvolvimento desta atividade ilegal no estado de Minas Gerais e apresentadas as providências que estão sendo adotadas pela autarquia, dentre elas a responsabilização direta dos dirigentes das entidades e a participação mais efetiva da Polícia Federal nos procedimentos de investigação.

Trataram ainda de outro tema correlato: a parceria que vem sendo estabelecida entre algumas destas associações de proteção veicular e a Generali Brasil Seguros, por meio da emissão de apólices coletivas de automóvel. Foi entregue ao Superintendente da Susep uma cópia da Representação apresentada pelo SINCOR-MG ao Ministério Público de Minas Gerais, que questiona diversos aspectos da parceira: inexistência de afinidade do grupo, a falsa estipulação e, principalmente, alguns aspectos contratuais e comerciais.

No entendimento de Maria Filomena, essa relação entre as instituições precisa ser melhor esclarecida e avaliada. “A partir da demanda do Sincor-MG, foi formalizada pela FENACOR uma denúncia ao Comitê de Ética da CNseg, requerendo uma análise da parceria estabelecida entre as associações e a Generali. Aguardamos agora que a Susep se pronuncie sobre a legalidade dos contratos coletivos abertos, sem afinidade prévia entre os segurados e mediante a utilização de um falso estipulante, e fiscalize as atividades técnicas – processos de contratação, emissão e regulação – em razão de vários indícios que apontam para a existência de irregularidades”, afirmou a presidente do Sindicato.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS