Pesquisa da Incubaseg revela que consolidação é irreversível no setor

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“Qualquer que seja o seu porte, corretores terão que analisar a participação neste processo”, diz coordenador da pesquisa e da Incubaseg Carlos Alberto Oliveira. Outro dado relevante da pesquisa, segundo Oliveira, é que existem vários modelos de consolidação no mercado, entretanto, não podemos afirmar que exista um melhor do que o outro. “O que observamos em nossos estudos é que o melhor para o corretor será o modelo que ele se adpte em função de suas necessidades empresariais e pessoais”, argumenta o especialista, acrescentando que, “o corretor que não aderir a algum dos vários modelos de consolidação existentes, necessariamente não fechará as portas, entretanto, sua sobrevivência se tornará mais difícil sozinho do que em grupo”, alertou.

No Rio Grande do Sul, a exemplo do que já havia ocorrido em São Paulo com a Brasil Insurance, o Grupo Life Brasil tomou conhecimento do trabalho da Incubaseg e de sua pesquisa, através das publicações especializadas do setor. Imediatamente, o presidente da organização, Alberto Junior, teve a ideia de criar uma holding de corretoras de Seguros de Pessoas, em Porto Alegre, entusiasmado com alguns resultados da pesquisa realizada pela Incubaseg, que apontaram, por exemplo, que 47% dos corretores têm interesse em fusões com outras empresas.

Outros aspectos da pesquisa também chamaram a atenção do executivo, como, por exemplo, o de que o processo de consolidação do setor e a união, agregando força e oportunidades, é o caminho natural do mercado. “Além disso, o trabalho que estamos desenvolvendo e que se iniciou há aproximadamente dois anos, tem nos corretores de seguro de pessoas, um mercado extraordinário a ser explorado. O processo que a pesquisa da Incubaseg promoveu comprova as nossas expectativas e a visão de futuro com atitudes no presente”, afirma o presidente.

Como toda pesquisa, Alberto Junior acredita que as análises da Incubaseg oferecem “ a oportunidade para que as empresas e os profissionais do mercado possam obter uma visão estratégica e inteligente do ramo em que estão atuando”.

Dicas para participar – Para não perde tempo nem foco, o presidente Alberto Junior relaciona algumas dicas para os candidatos em potencial que desejam integrar o Grupo Life Brasil: “O nosso processo se baseia, inicialmente, em encontrar corretores que são focados no segmento de pessoas e que têm paixão, como nós temos, por pessoas, em nível Brasil, e com visão aguçada de futuro promissor para sua empresa e seu negócio. Esta premissa, com a estratégia inicial, tem como foco os micros e pequenos corretores de seguros para que assim possam receber nosso modelo de negócio, formação e gestão sem haver conflito de cultura nas operações de venda direta, que faz parte da nossa história. Sabemos o caminho e o que primamos é a trajetória e o testemunho do corretor em sua carreira, além de acreditar, claro, que este é e será sempre um grande e nobre ramo do mercado. Acreditamos que o fato de estar predisposto a compreender e a trabalhar com foco nas pessoas sejam as características principais, e claro, dentro dos parâmetros dos bons costumes, ética e transparência do setor, com bons resultados comprovados e capacidade de resiliência”, relacionou o executivo.

E para finalizar, ele deixa a seguinte mensagem para os players do mercado: “O mercado de seguros é muito grande. E para ser grande tem que pensar e agir como grande. Minha dica é ter 99% de transpiração e 1% de inspiração. O resto, as boas parcerias ajudam e os clientes comprovam. Aqueles corretores que acreditam se enquadrar em nosso modelo inicial e tiverem interesse, podem enviar e-mail pelo do site grupolifebrasil.com.br para mais informações e esclarecimentos”.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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