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“Qualquer que seja o seu porte, corretores terão que analisar a participação neste processo”, diz coordenador da pesquisa e da Incubaseg Carlos Alberto Oliveira. Outro dado relevante da pesquisa, segundo Oliveira, é que existem vários modelos de consolidação no mercado, entretanto, não podemos afirmar que exista um melhor do que o outro. “O que observamos em nossos estudos é que o melhor para o corretor será o modelo que ele se adpte em função de suas necessidades empresariais e pessoais”, argumenta o especialista, acrescentando que, “o corretor que não aderir a algum dos vários modelos de consolidação existentes, necessariamente não fechará as portas, entretanto, sua sobrevivência se tornará mais difícil sozinho do que em grupo”, alertou.
No Rio Grande do Sul, a exemplo do que já havia ocorrido em São Paulo com a Brasil Insurance, o Grupo Life Brasil tomou conhecimento do trabalho da Incubaseg e de sua pesquisa, através das publicações especializadas do setor. Imediatamente, o presidente da organização, Alberto Junior, teve a ideia de criar uma holding de corretoras de Seguros de Pessoas, em Porto Alegre, entusiasmado com alguns resultados da pesquisa realizada pela Incubaseg, que apontaram, por exemplo, que 47% dos corretores têm interesse em fusões com outras empresas.
Outros aspectos da pesquisa também chamaram a atenção do executivo, como, por exemplo, o de que o processo de consolidação do setor e a união, agregando força e oportunidades, é o caminho natural do mercado. “Além disso, o trabalho que estamos desenvolvendo e que se iniciou há aproximadamente dois anos, tem nos corretores de seguro de pessoas, um mercado extraordinário a ser explorado. O processo que a pesquisa da Incubaseg promoveu comprova as nossas expectativas e a visão de futuro com atitudes no presente”, afirma o presidente.
Como toda pesquisa, Alberto Junior acredita que as análises da Incubaseg oferecem “ a oportunidade para que as empresas e os profissionais do mercado possam obter uma visão estratégica e inteligente do ramo em que estão atuando”.
Dicas para participar – Para não perde tempo nem foco, o presidente Alberto Junior relaciona algumas dicas para os candidatos em potencial que desejam integrar o Grupo Life Brasil: “O nosso processo se baseia, inicialmente, em encontrar corretores que são focados no segmento de pessoas e que têm paixão, como nós temos, por pessoas, em nível Brasil, e com visão aguçada de futuro promissor para sua empresa e seu negócio. Esta premissa, com a estratégia inicial, tem como foco os micros e pequenos corretores de seguros para que assim possam receber nosso modelo de negócio, formação e gestão sem haver conflito de cultura nas operações de venda direta, que faz parte da nossa história. Sabemos o caminho e o que primamos é a trajetória e o testemunho do corretor em sua carreira, além de acreditar, claro, que este é e será sempre um grande e nobre ramo do mercado. Acreditamos que o fato de estar predisposto a compreender e a trabalhar com foco nas pessoas sejam as características principais, e claro, dentro dos parâmetros dos bons costumes, ética e transparência do setor, com bons resultados comprovados e capacidade de resiliência”, relacionou o executivo.
E para finalizar, ele deixa a seguinte mensagem para os players do mercado: “O mercado de seguros é muito grande. E para ser grande tem que pensar e agir como grande. Minha dica é ter 99% de transpiração e 1% de inspiração. O resto, as boas parcerias ajudam e os clientes comprovam. Aqueles corretores que acreditam se enquadrar em nosso modelo inicial e tiverem interesse, podem enviar e-mail pelo do site grupolifebrasil.com.br para mais informações e esclarecimentos”.