Todos em prol do Rio de Janeiro como Centro Internacional do Resseguro para a AL

A abertura do 2. Encontro de Resseguros teve uma solenidade inusitada. Em vez do tradicional Hino Nacional, os mais de 400 executivos que lotavam um dos auditórios do hotel Sofitel, no Rio de Janeiro, assistiram um vídeo produzido pelos patrocinadores do evento, CNseg, Abecor-Re e Fenaber, em comemoração aos 74 anos do IRB Brasil Re, comemorado no dia 3 de abril.

O vídeo conta a trajetória do ressegurador, ressaltando a importância do IRB para a criação da indústria nacional de seguros. Leonardo Paixão, presidente do IRB, agradeceu o reconhecimento do mercado. “Não podemos negar que o IRB ajudou muito na formação dos executivos do setor. O presidente da Fenaber, da Abecor e da CNseg foram presidentes do instituto. E isso é muito gratificante”, disse Paixão.

Jorge Hilário, presidente da CNseg, recebeu das mãos de Márcio Coriolano, presidente da Bradesco Saúde e da Federação Nacional das Empresas Privadas de Saúde (Fenasaúde), uma placa comemorativa pela sua contribuição durante seu mandato de três anos, que termina neste mês de abril. Ele será substituído por Marco Antonio Rossi, presidente do grupo Bradesco Seguros e que nos últimos três anos esteve à frente da Federação Nacional das Empresas de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi).

Marcio Coriolano disse ser “uma honra entregar a placa a uma pessoa cuja biografia se confunde com a história do setor.” Vieira agradeceu e, sempre elouquente e bem humorado, agradeceu e disse ter sido muito gratificante estar a frente de uma confederação tão relevante dentro da economia do Brasil.

Luciano Portal, titular da Superintendência de Seguros Privados (Susep), desejou a todos um evento produtivo, que contribua com idéias e projetos que visem fortalecer ainda mais o Brasil dentro da economia global. Segundo Portal, a meta da autarquia é atuar de forma transparente em termos de normas, dando preferência a ações que visem fomentar o mercado de seguros, como microsseguro, contratação de seguro à distância e seguro popular.

Julio Bueno, secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro, informou a todos estar aberto a sugestões que visem ajudar o Estado a ser o Centro de Resseguros da America Latina. “Quando começamos o governo, Sérgio Cabral logo identificou o potencial do setor de seguros para o desenvolvimento do Estado. É um setor regulado, está se abrindo e o Brasil precisa exatamente disso. De um setor que dê proteção a riscos involuntários, com uma a agência reguladora forte que saiba conviver com o setor privado de forma eficiente.

Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, afirmou que o Rio de Janeiro é cada vez mais um ator importante dentro desse setor. “Muitos duvidavam da abertura do resseguro durante os “road show” que fazíamos junto com o as empresas no exterior. E hoje temos um setor privado robusto, com muitas empresas atuando. Um setor que avança e se moderniza. Nos empolga muito a criação do centro internacional de resseguro no Rio de Janeiro. Temos algumas pendências, como a isenção do ISS no resseguro, mas estamos em busca de soluções, pois realmente que tem um simbolismo importante para o Rio de Janeiro criar todas as condições para de que esse projeto se concretize, uma vez que vai criar empregos e traze riquezas para o Estado”, finalizou Paes.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS