Sincor MG debate como conhecer e valorizar o segurado

RELEASE

Para discutir o tema “Conhecendo e valorizando o seu segurado”, o 9o. Fórum reuniu no Grande Hotel de Araxá, nos dias 21 e 22 de março, cerca de 200 corretores e seguradores da região do Triângulo Mineiro e Passos.

O Fórum de Debates tornou-se um evento tradicional do corretor de seguros mineiro. Ele é promovido pelo Sincor-MG em parceria com as seguradoras que atuam regionalmente. Em sua 9a. edição, o evento tem por objetivo percorrer os quatro cantos de Minas Gerais para discutir as questões do dia a dia do mercado.

Para Maria Filomena Magalhães Branquinho, anfitriã e presidente do Sincor-MG, Minas apresenta importantes diferenças regionais, não só pela sua extensão territorial, mas principalmente pelas variáveis culturais e sócio-econômicas. “Por essa razão, disse, o Sincor entende ser indispensável levar os temas a todas as regiões para serem discutidos diante de suas peculiaridades.”

Joaquim Fonseca, diretor secretário da Fenacor e presidente do Sincor-GO, esteve em Araxá e destacou em seu pronunciamento que o deputado federal e presidente da Fenacor Amando Vergílio vem realizando um trabalho integrado na Câmara pela inclusão dos corretores no Simples Nacional. “Uma das ações nesse sentido, explicou Joaquim, foi a elaboração do Estudo Sócio Econômico das Corretoras de Seguros PJ. Trata-se de uma pesquisa, elaborada pelo economista Francisco Galiza, que deve ser respondida por todas as empresas corretoras do País para que tenhamos um retrato da classe. A partir daí, vamos poder mostrar em dados a grandeza da nossa atividade, e provar que o ingresso no Simples não vai causar perda de receita ao Tesouro Nacional. Por isso a importância de toda a classe responder!” (www.fenacor.com.br)

Joaquim Fonseca lembrou ainda aos corretores do 7º Fórum de Debates que a autorreguladora finalmente foi aprovada. Segundo o diretor secretário da Fenacor, a Susep não tem condições de supervisionar todo o mercado. “A autorreguladora vem para suprir essa lacuna, e a Fenacor está nesse momento se estruturando internamente para atender à nova demanda. Até o final do primeiro semestre estaremos prontos”, afirma.

Dorival Alves de Souza, vice-presidente regional da Fenacor para a região Centro-Oeste e presidente do Sincor-DF, lembrou que em 2005 fez parte da comissão de estudo e elaboração do estatuto da autorreguladora ao lado de Filomena Magalhães Branquinho. “Tenho muito orgulho de ter trabalhado ao lado de Filomena, e de ver hoje esse projeto tão importante para o corretor de seguros tornar-se realidade.”

Dorival enalteceu ainda o esforço que vem sendo feito para aprovar a inclusão do corretor no Simples Nacional, lembrando que o Governo Federal vetou por 3 vezes os projetos aprovados pelo Congresso nesse sentido. “O Sincor-DF, por estar no centro da esfera política do País, vem dando todo o apoio necessário à Fenacor. Hoje, 80 parlamentares já compõem a base da Frente Brasil com Seguros. Esperamos convencê-los de que a figura do agente, inserida no Projeto de Lei 3555/2004, que altera toda a legislação de seguros no pais, inclusive intermediação, é uma figura extremamente nociva ao mercado, principalmente ao consumidor.”

Ângelo Vargas, vice-presidente do Sindseg MG/GO/MT/DF, anunciou que estava ocorrendo a eleição no Sindicato das Seguradoras naquela momento, por isso Augusto Frederico Costa Rosa de Matos, presidente do Sindicato, não pôde comparecer. “Como tivemos chapa única para reeleição, estamos tranqüilos, só aguardando a fumaça branca…” (em alusão ao recente conclave que escolheu o Papa Francisco).

Palestras

Bruno Kelly palestrou sobre gerenciamento de riscos. Ele alertou os corretores de que é fundamental ter um diferencial competitivo para atuar, e sugeriu que cada um identificasse suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. “A partir daí é possível estabelecer um diferencial claro para atuar”. Uma das forças, segundo Kelly, é prestar um serviço de gerenciamento de risco, ou seja: identificar o risco, avaliar/classificar, reduzir/eliminar e, por fim, transferir o risco. “Tem corretor que pula as etapas anteriores, e só transfere risco. Esse é o típico tirador de pedidos…..”

André Santos deu algumas dicas de “Como Vender Mais e Melhor”, e começou com uma pergunta/desafio: Como aumentar o faturamento da sua corretora? “Primeiro é preciso prospectar novos clientes. Depois é preciso mantê-los na corretora, renovar. De que adianta jorrar água da torneira se o ralo está aberto….. Depois, é procurar vender mais para o mesmo cliente, aumentando o mix de produtos, e por fim, estreitar a parceria com a sua seguradora.”

Maria Filomena aproveitou para desejar sucesso ao Carlos Andrade de Abreu, o Kallu, pelo desafio de comandar a mais nova delegacia do Sincor-MG que vai atender os corretores de Passos e região.

O 9o. Fórum de Debates segue para Montes Claros em 12/04 e Caxambu em 25/04. Nos dias 16 e 17/05 acontece o encerramento em Caeté, região da Grande Belo Horizonte.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS