Tudo pronto para a 2ª Convenção Nacional Lojacorr, uma sociedade de 373 corretores de seguros como acionistas preferenciais. Em 2012, a sociedade faturou R$ 124 milhões, 43% de crescimento. A meta é chegar a R$ 368 milhões em 2016, diz Diogo Arndt Silva, diretor de expansão da Lojacorr. Desse valor, 80% vem da venda do seguro automóvel e os 20% restantes se dividem em seguros para pequenas e médias empresas, residência e vida. “Vida tem crescido num ritmo quatro vezes maior do que as outras carteiras. O brasileiro está descobrindo o valor de proteger a vida”, diz.
O otimismo de Arndt com o modelo de negócio da Lojacorr — que administra o compartilhamento de acesso às companhias seguradoras, sistemas de gestão, multicálculo e centralização de backoffice operacional — vem da aposta em fundamentar a empresa em um jogo de ganha-ganha. Ou seja, bom para o corretor, bom para a seguradora, bom para o segurado. “Levamos mais de três anos para desenvolver um modelo de negócio com base em pesquisas com os corretores. Temos hoje a responsabilidade de dar aos corretores acionistas, que atuam nos três estados da região Sul, em São Paulo e Rio de Janeiro, a melhor condição de negócio para ele apresentar ao cliente”, diz Christiano Garcia da Silva, diretor da Lojacorr.
Não está nos planos da corretora abrir capital. “Nosso negócio é ser corretor e construir a melhor corretora para o cliente”, diz Arndt. Se para os corretores a união gera redução de custos e melhor poder de negociação, para a seguradora significa mais pressão na negociação de margens. Mas mesmo assim, as cinco que conseguiram ser eleitas pelos corretores para serem “segurador foco” no sistema de multicálculos, não reclamam.
“O mercado segurador brasileiro possui um vasto campo para atuação, sobretudo nas carteiras de automóvel, residência, empresas, agrícola, responsabilidade civil e aquelas relacionadas à infraestrutura. Por isso, é de extrema relevância discutir como explorar suas oportunidades com corretores, nossos principais parceiros comerciais”, afirma Edward Lange, presidente da Allianz Seguros.
“A Lojacorr tem um papel fundamental no crescimento da Allianz. Em 2015, teremos o dobro do tamanho de hoje, com foco em produtos massificados”, diz Eduardo Grilo, diretor da regional Sul. As cinco seguradoras são eleitas anualmente e neste ano a Allianz conseguiu fazer parte do seleto grupo. “Nossa meta é representar 15% da produção da Lojacorr no primeiro ano de parceria”, estima Grilo.
Paulo Umeki, vice-presidente técnico da Liberty, também uma das seguradora foco, participar da Lojacorr é uma grande oportunidade de expandir as vendas. “Acreditamos no modelo de negócio da Lojacorr, pois o corretor é acionista e permanece no negócio, o que é fundamental em seguros, um setor que vive do relacionamento e da confiança”, diz Umeki. Mas o diretor da Liberty torce para que a sociedade de corretores consiga em breve partir para produtos customizados. “Hoje, no sistema de multicálculos, o preço é um fator determinante. Com produtos diferenciados a briga entre as seguradoras passa a ser a criatividade e o serviço prestado”, comenta.”Esse é o nosso próximo passo”, afirma Garcia da Silva, responsável por desenvolver um canal de vendas de afinidades dentro da Lojacorr, que provavelmente terá a Zurich como parceira.
Além da Allianz e Liberty, Porto Seguro, HDI e Marítima foram eleitas como segurador foco, aquelas com as quais os corretores podem trabalhar sem o pagamento de taxa de administração. Se a produção direcionada para outras seguradoras, os acionistas precisam pagar taxas. Obviamente que esse modelo de negócio deixa outras companhias ávidas para entrar na seleta lista. “Estamos trabalhando muito para entrar no ano que vem”, diz Priscila Magni, executiva da Chubb, uma das patrocinadoras do evento, ao lado da BNP Paribas e Mapfre, que também querem fazer parte dos preferidos da Lojacorr. “Temos produtos sob medida para a alta renda, uma classe social que cresce forte no Brasil e pode complementar o portfolio da Lojacorr”, afirma.
O objetivo do evento, que começa hoje e termina no sábado com uma festa de premiação no hotel Maria do Mar, em Florianópolis, é construir a corretora do futuro. Para ajudar nessa missão, a organização do evento chamou todos os acionistas e também seguradores para um debate neste final de semana. “Queremos ser referência nacional em prestação de serviços de corretagem de seguros. Para isso, temos investido muito em treinamento. Estamos indo para o nono ano da empresa de associação dos corretores e o que construímos até agora é apenas o alicerce”, diz José Heitor da Silva, presidente da Lojacorr.
A abertura do evento ficou por conta do talk show “Tendências e Oportunidades”, que começa agora, com a presença de Edward Lange, presidente da Allianz; Paulo Umeki, vice-presidente Técnico da Liberty; Priscila Magni, diretora Personal Lines da Chubb; e Dirceu Tiegs, diretor Geral da Mapfre, que afirmou que “a Lojacorr já deu certo. Como seguradores, temos a obrigação de desenvolver nossos distribuidores, temos de capacitá-los. A seguradora pode ajudar muito a construir a corretora do futuro por meio da capacitação. Porque temos pela frente novos públicos, como a geração Y, que quer fazer tudo pela internet. Temos sérios desafios, mas o mercado vai crescer. A Mapfre investirá muito em qualificação técnica em diversas áreas, do aeronáutico ao agrícola, para ajudar a Lojacorr”.
Segundo Moacir Abbá, diretor regional Paraná da HDI, a corretora do futuro já foi construída pela Lojacorr. “Agora vocês estão planejando o futuro dessa empresa”. Ele afirma que a HDI busca ofertar tecnologia de ponta ao corretor para que ele possa se dedicar mais a venda, e também obter maior rentabilidade “Para desenvolvimento de nossos negócios, é preciso construir parcerias duradouras e rentáveis”.
Para Aldo Dallago, diretor do BNP Paribas Cardif, “a Lojacorr é a corretora do futuro. A Cardif é a seguradora caçula deste evento, dois anos atrás procurávamos um produto inovador e vimos isso na Lojacorr”. Para o diretor, a melhor forma de ajudar a construir a corretora do futuro é criar produtos inovadores para clientes diferentes, e para manter a corretora do futuro, prezar pela transparência e a confiabilidade nas marcas.
Denise, boa reportagem. O evento tem tudo para ser um sucesso: R$ 124mm de faturamento, e a presença ilustre de executivos do mercado segurador, alguns dos quais tive o prazer de trabalhar tais como Itamar Ziliotto, Eduardo Grillo. O Corretor é e sempre foi uma peça importantíssima na contratação de um bom seguro !