O seguro de bicicletas passou a ser um item necessário e cada vez mais demandado. Desenvolvido em 2005 pela Brasil Insurance em parceria com a Berkley Seguradora, inicialmente apenas para modelos mais caros, o seguro pode agora ser contratado para bicicletas a partir de R$ 2 mil (modelos de passeio). O produto oferece cobertura para: roubo enquanto pedala, roubo ou furto qualificado enquanto transporta, roubo/furto qualificado dentro da residência e danos no transporte (ex. bateu o carro e a bike estava no rack, danificou a bike).
O impacto do aumento das magrelas nas ruas traz outros riscos além do roubo. Como bem descreveu Antonio Penteado Mendonça em seu artigo no jornal Estado de São Paulo desta segunda-feira, a proliferação de bicicletas como meio de transporte sem que as cidades e a sociedade estejam preparados para tal rotina tem causado preocupações. Muito se fala da melhora da qualidade de vida, mas temos outras conseqüências para o setor. Um mero tombo, dependendo da gravidade, pode gerar indenização do seguro de acidentes pessoais, do seguro devida e do plano de saúde privado. Já no caso do acidente ser resultante de uma colisão por culpa de um automóvel, os danos sofridos pelo ciclista e pela bicicleta serão indenizados pelo seguro de responsabilidade civil do veículo. E a regra se aplica a caminhões e ônibus também. Semana passada, por exemplo, tivemos vários acidentes noticiados, inclusive um deles foi tramáutico, com a amputação do braço do ciclista. “Enfim, Penteado conclui que “os seguros para bicicletas não serão um diferencial de faturamento para as seguradoras.Mas,sob o aspecto social, eles são produtos importantes. Por isso, merecem atenção”, escreve Mendonça.
A corretora Kalassa, controlada pela holding Brasil Insurance, informou que recebe cerca de 100 solicitações por mês para seguros de bicicletas entre R$ 2 mil e R$ 5 mil e pretende vender mais de 2 mil apólices de bikes em 2013. Em 2012 foram cerca de 600 bikes seguradas. A holding também comercializa seguro de vida específico para ciclistas e triatletas. O custo varia de acordo com a idade, valor segurado, mas uma pessoa de 35 anos, com uma cobertura de R$ 200 mil, tem um custo mensal de apenas R$ 80. Apesar da Secretaria de Estado da Segurança Pública não ter estatísticas oficiais, na internet existe um levantamento feito a partir de registros voluntários que não para de crescer – no site Cadastro Nacional de Bicicletas Roubadas (http://www.bicicletasroubadas.com.br/).
A Porto Seguro lançou a cobertura para bikes para os segurados de automóvel. Com certeza o serviço fará sucesso e trará mais clientes para a maior seguradora de carro do Brasil, sócia do Itaú no segmento de auto e residência. O Porto Socorro Bike, um serviço de assistência dia e noite, pode ser acionado em caso de pneu furado: reparo ou troca da câmara de ar (aros 20″ e 26″); quebra da corrente: emenda ou troca da corrente;
falta de freios: ajustes ou troca dos cabos ou das sapatas (excluídos freios a disco); quebra ou acidente: transporte e carona até seu domicílio; montagem de uma nova bicicleta: serviço executado mediante apresentação da nota fiscal ou do manual, da garantia ou da embalagem. É só ligar que um veículo de apoio ou um bike socorrista vai ao seu encontro, como acontece quando você precisa de atendimento para seu carro.
O serviço é exclusivo para segurados Porto Seguro Auto e a assistência é prestada na Grande São Paulo, na região metropolitana do Rio de Janeiro e nas cidades de Guarujá, Itanhaem, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande e Santos, informa o site da seguradora.