Fundacion Mapfre investe em educação dos motoristas na semana do trânsito

Comunicado oficial

Em linha com as diretrizes que serão realizadas nacionalmente pelo Governo Federal, a Fundación Mapfre participa da Semana Nacional de Trânsito 2012, cujo tema é “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Não exceda a velocidade, preserve a vida”. A velocidade é tema inédito na semana nacional, e o principal foco é a conscientização de jovens entre 18 e 25 anos, considerados o grupo mais vulnerável e de maior exposição ao risco de acidentes de trânsito.
A companhia participará com quatro atividades diferentes: Na Pista Certa, a campanha “5 km/h a mais, uma vida a menos” e os programas Segurança Viária (no Rio de Janeiro) e Educação Viária (na Paraíba).

Para a diretora da delegação da Fundación Mapfre no Brasil, Fátima Lima, todas as ações têm como propósito atingir um ponto em comum, que é a redução de acidentes e o número de vítimas nas vias do país.

“Pela primeira vez durante a semana faremos quatro atividades distintas para que possamos conscientizar ao mesmo tempo todos os públicos da sociedade: as crianças, os jovens, os adultos e os idosos”.

Menos velocidade Para contribuir para que haja uma mudança de comportamento dos motoristas, a instituição desenvolveu a campanha “5 km/h a mais, uma vida a menos”, que visa mostrar que apenas 5km a mais na velocidade pode retardar a frenagem do carro, podendo ocasionar acidentes irreversíveis. Em atropelamentos a 30 km/h, 10% das pessoas não sobrevivem. A 40 km/h este número sobre para 50%. Já a 50 km/h, os dados saltam e 90% das vítimas não sobrevivem.

Para chamar a atenção dos condutores para esses riscos, a entidade fará uma ampla ação em canais de imprensa e no Shopping D&D, na cidade de São Paulo (distribuição de milhares de folhetos explicativos), alertando os motoristas para os perigos que assumem ao ultrapassar a velocidade permitida nas vias, além de ressaltar que excesso de velocidade não significa correr, mas ultrapassar os limites de velocidade sinalizados nas vias e estradas.

Na Pista Certa Esta não é a única atividade que a Fundación Mapfre realiza na Semana Nacional de Trânsito. Neste ano, a instituição estará com o Programa Na Pista Certa em Belo Horizonte. O projeto é destinado às crianças de 5 a 9 anos de idade e tem o intuito de difundir a educação viária, enfatizando valores e comportamentos importantes, como o respeito à sinalização e às normas de trânsito, além de relacionar a segurança viária a temas como meio ambiente e inclusão social.

Segurança e Educação Outra campanha realizada pela entidade é o programa de Segurança Viária para idosos, que acontecerá em Cabo Frio, Rio de Janeiro, e cuja finalidade é discutir a Segurança Viária entre os idosos, além de abrir um espaço para a reflexão e conscientização entre profissionais que lidam com este público e também seus familiares.

O objetivo é a redução no número de acidentes de trânsito com pessoas acima de 60 anos. A outra atividade da Fundación Mapfre para a Semana Nacional de Trânsito beneficiará mais de 100 escolas do Estado da Paraíba. Na região, a instituição implantará o programa “Educação Viária é Vital” e formará professores para que em conjunto com os alunos, envolvam-se em uma ampla pesquisa sobre as condições de circulação viária das comunidades próximas às escolas, incentivando-os a implementar ações que tornem a circulação mais segura, justa e eficiente.

Os eventos da Semana Nacional de Trânsito tiveram início nesta última terça-feira (18) e terminarão no dia 25.

Ao longo deste período, Ministério das Cidades, o Denatran, os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito e diversas entidades realizam campanhas com o objetivo de conscientizar os cidadãos sobre a necessidade de respeitar as regras de trânsito. Motoristas, motociclistas e pedestres são convidados a observar seus comportamentos, refletir e modificar suas ações para promover um trânsito mais seguro.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS