A corretora Flow CCTVM inicia nesta segunda-feira a cobertura do setor de seguros no Brasil. Os analistas da corretora Flow examinaram o atual cenário do setor e o desempenho das seguradoras, atribuindo recomendação de compra para Porto Seguro e neutra para SulAmérica. Segundo eles, após vários meses de competição acirrada, o ciclo de aumento de preços dos seguros de automóveis está começando, o que deverá permitir a retomada da rentabilidade das empresas do setor.
Como 72% da receita da Porto Seguro é proveniente do segmento de automóveis, os analistas da Flow consideram o momento favorável à compra de ações da companhia. Já a SulAmérica deriva 66% de sua receita da área de saúde. Em geral, o panorama cíclico para seguros de automóveis está começando a melhorar. Com as taxas de juros mais baixas, os resultados financeiros das seguradoras deverão ser afetados, forçando todas as seguradoras de automóveis a aumentar os preços e melhorar os resultados operacionais para recompor rentabilidade, arrefecendo as pressões competitivas de precificação. Neste cenário, a Porto Seguro deverá se beneficiar: além de acompanhar o aumento de preços, a empresa poderá ganhar mercado de outras seguradoras, principalmente daquelas que oferecem menos qualidade de serviço ou têm uma marca com menos força.
Além dos segmentos de automóveis e saúde, existem outros produtos com boa dinâmica no setor, como vida, residencial e prestamista, acreditam os analistas da corretora Flow. Esses produtos apresentam baixa sinistralidade e, portanto, bons retornos. Produtos de seguros que necessitam de pouco consumo de capital alocado também são rentáveis, como previdência e capitalização. No entanto, esses produtos de alta rentabilidade geralmente são distribuídos pelas seguradoras cativas dos grandes bancos, como Bradesco, Itaú e Banco do Brasil. Isso ocorre devido à grande sinergia na rede de agências dos bancos e à potencial alavancagem de vendas sobre a grande base de clientes.
A corretora Flow conta com uma área de análise de empresas altamente qualificada e especializada. A corretora é uma das dez maiores da BM&FBovespa e atua no mercado de ações e câmbio. Opera também na intermediação de negócios com títulos públicos, negociados no sistema Selic, e privados, registrados na Cetip.
Para mais informações sobre a cobertura do setor de seguros, a corretora Flow CCTVM conta com os analistas Eduardo Nishio, Felipe Salomão e Pedro Zabeu.