O que fazer para aumentar de seguro para a geração Y e para a nova classe C? Esse é o grande desafio das seguradoras e que estará na pauta de dois dias de debates no evento Insurance Meeting, organizado pela Cnseg. Segundo nota da confederação, cerca de 300 participantes já estão inscritos para o vento que acontecerá nos dias 16 e 17 de março, em Angra dos Reis. O objetivo é estimular o mercado segurador a investir em soluções de tecnologia para aprimorar operações e comunicação com consumidores.
Segundo as seguradoras, há dois grandes desafios a serem vencidos nesta nova etapa da indústria de seguros. O primeiro é ampliar a oferta de informação, interatividade e autosserviço nas seguradoras para atender a uma nova geração de consumidores – a chamada geração Y –, cada vez mais familiarizada com as novas tecnologias e o ambiente web. E o segundo é desenvolver novos canais de comunicação e criar produtos de seguro com valor adequado ao bolso da nova classe C brasileira.
“Para se relacionar com esses consumidores, as seguradoras devem estar presentes obrigatoriamente nos meios eletrônicos. Muitas companhias já oferecem alguns serviços via internet, mas é preciso ampliar este leque e torná-los acessíveis via celular, SMS e redes sociais”, comenta o superintendente de Regulação da CNseg, Alexandre Leal, em nota.
O aumento da renda e a facilidade de acesso às novas tecnologias formam um cenário propício para que novos consumidores contratem seguros para seus bens de valor. “O mercado segurador precisa estar atento a essa nova demanda, a fim de facilitar os processos de contratação das apólices e fidelizar o cliente. A tecnologia é essencial para aperfeiçoar a comunicação entre o segurado e o segurador”, afirma Leal.
O desenvolvimento do microsseguro no Brasil – sua regulamentação é discutida no âmbito da Susep (Superintendência de Seguros Privados) –, por exemplo, é uma das alternativas que permitirá às seguradoras ampliar a oferta de produtos de seguro voltados para as famílias de baixa renda. Um estudo encomendado pela CNseg – realizado pelo Cenfri (Centro para Regulação e Inclusão Financeira) e divulgado em 2011 – aponta que o mercado-alvo de microsseguros no Brasil é de aproximadamente 128 milhões de pessoas.
O Insurance Service Meeting 2012 contará com a participação de lideranças do mercado brasileiro de seguros, como o presidente da FenSeg (Federação Nacional de Seguros Gerais), Jayme Garfinkel; e o presidente da FenaSaúde (Federação Nacional de Saúde Suplementar), Márcio Coriolano.