Seguro de carro: Brasil X EUA

O “Insurance Information Institute” divulgou recentemente estatísticas atualizadas sobre o mercado de seguro de automóvel nos Estados Unidos. O economista Francisco Galiza fez uma análise interessante sobre os números, comparando-os com o mercado brasileiro em sua seção “Comentários Econömicos”, que acumula uma série de estudos e análises vitais para quem quer entender um pouco mais desta complexa indústria de seguros.

O mercado de seguros automóvel dos EUA é infinitamente maior do que o brasileiro. Lá, as seguradoras venderem US$ 160 bilhões em 2010, enquanto aqui temos prêmios de US$ 13,1 bilhões. Enquanto os americanos se preocupam mais em comprar proteção para indenizar terceiros, os brasileiros pensam mais em repor a perda do veículo em si. Desses valores, US$ 62,6 bilhões nos EUA são para a cobertura de perdas com o veículo e US$ 97,7 bilhões em cobertura de responsabilidade civil, que serve para indenizar terceiros prejudicados pelo segurado de automóvel. No Brasil, essa relação é de US$ 10,6 bilhões para o casco e de US$ 2,5 bilhões para terceiros.

Há grande expectativa de que essa diferença seja reduzida com a entrada dos novos consumidores no mercado brasileiro. Afinal, as vendas de carros batem recorde e a Justiça começa a ganhar mais velocidade, o que geralmente estimula a consciência de risco das pessoas, levando-as a priorizar a compra do seguro de responsabilidade civil, bem como num patamar de cobertura mais elevado para fazer frente aos valores reais de reposição de perdas causadas a terceiros.

Em média, o Brasil representou 8% do mercado americano, mas o comportamento não foi uniforme, explica Galiza. “Aqui, a proporção de seguro de responsabilidade civil é ainda relativamente pequena, de apenas 3%, enquanto o seguro do casco representa 17%”. No Brasil, 7,2% dos veículos segurados sofreram colisão no ano em 2010. Nos EUA, essa proporção é um pouco menor (5,7%).

Outro número interessante da comparação das carteiras de carro dos dois países é que a indenização média paga aqui por este tipo de sinistro é de US$ 3.381, acima dos US$ 2.776 praticados no mercado americano. “Fatores cambiais, tributos elevados, uma frota mais nova e uma maior preocupação com as condições do veículo (em relação à responsabilidade civil) podem ser motivos para essa defasagem para o Brasil”, explica o consultor em sua análise.

A concentração de seguradoras também chama a atenção. Em 2010, as dez maiores seguradoras de automóveis dos EUA detinham 68% da receita de todo o mercado. No Brasil, nesse mesmo período, o valor das 10 primeiras nesse ramo foi de 93%. Todas elas são seguradoras independentes. No Brasil, apenas a Bradesco, ligada ao terceiro maior banco do país, está entre as cinco maiores em 2010. Temos um mix de seguradoras independentes até 2010, mas que começou a mudar. A Porto Seguro, a maior em seguro de carro, se associou ao Itaú, maior banco privado; a espanhola Mapfre é hoje a parceira do Banco do Brasil, maior banco do país. As independentes SulAmérica e Liberty estão entre as cinco maiores.

No entanto, quem vem ganhando cada dia mais market share é a Zurich. A seguradora suíça fez um acordo com o Santander, quarto maior banco do Brasil, que até o momento não envolve automóvel. Mas é certo que esse quesito deve mudar em breve. Também temos de considerar que o Brasil é o favorito para a terceira posição no ranking global de maiores mercados de veículos do mundo em 2016, com vendas entre 4 milhões a 6 milhões de veículos, após encerrar 2011 com vendas de 3,6 milhões de unidades. Isso o deixa atrás de China e Estados Unidos, segundo levantamento da consultoria KPMG, divulgado em janeiro último. De acordo com o estudo, o caminho para o Brasil está mais fácil em razão do momento recessivo vivido por países da América do Norte, Europa e Japão.

Esse potencial de vendas de carros atrai a entrada de novas seguradoras no mercado brasileiro, muitos deles interessados na venda online, já que os canais bancários e as redes de concessionárias já foram negociados. Claro que sempre há interesse em renogociar parceiros. De uma forma ou de outra, a tendência é de que no médio prazo a atual distribuição de market share no Brasil vai ser alterada. Por mais ameaças que os corretores tradicionais possam fazer, o cliente é quem vai determinar como comprará seu seguro. Acredito que será sempre com o corretor, mas de forma online. Afinal, quem tem tempo e dinheiro a perder?


O estudo completo pode ser visto no link http://www.iii.org/facts_statistics/auto-insurance.html.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

2 COMENTÁRIOS

  1. Realmente o brasileiro não tem muita noção de que se ele causar dano ao terceiro é obrigado a repara-lo, e este mercado tem muito potencial para crescimento especialmente para carros mais antigos.
    Os canais de venda online serão a nova tendência nos próximos anos, porém se o consumidor não tiver a orientação de um corretor habilitado poderá ter dor de cabeça na hora do sinistro.

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