Anac flexibiliza regra e aumenta concorrência entre seguradoras e resseguradoras

Finalmente o governo soube recuar de uma medida que inibia a concorrência entre as seguradoras e resseguradoras que atuam no seguro garantia. Principalmente porque prejudicava, também, o IRB Brasil Re, controlado pelo Tesouro Nacional, ao permitir apenas seguradoras que tenham rating de participar do leilão de concessão dos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília, previsto para 6 de fevereiro, na sede da BM&F Bovespa, em São Paulo.

Depois de um pedido das seguradoras, por intermédio da CNseg, a confederação das seguradoras, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) decidiu flexibilizar as exigências relativas à contratação de seguro garantia. Por meio do comunicado relevante nº 7, a agência retificou o texto “a contratação do seguro garantia deverá ser feita com seguradora e resseguradora de primeira linha, assim entendidas aquelas cuja classificação de risco esteja compreendida na categoria ‘grau de investimento’ em, pelo menos, uma das seguintes agências: Fitch, Standard & Poor’s ou Moody’s” para “com seguradora e resseguradora autorizada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), entidade vinculada ao Ministério da Fazenda”. Agora todas podem participar. Antes, apenas JMalucelli Re e Munich Re, entre as resseguradoras, e ACE, Chubb, Itaú e J.Malucelli como seguradoras.

Agora só falta voltar atrás na regra do resseguro!

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS