Projeto Estou Seguro realiza mutirão de coleta seletiva

Comunicado da CNseg

O projeto Estou Seguro, da CNseg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização) e do IETS (Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade), vai realizar um mutirão de coleta seletiva de lixo no dia 17, das 9h às 13h, na comunidade Santa Marta, em Botafogo. A iniciativa mobilizará aproximadamente 100 moradores da comunidade, que serão divididos em cinco equipes de limpeza, com apoio técnico de oito garis da Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana).

O objetivo da ação é desenvolver entre os moradores conceitos de gerenciamento de riscos e prevenção de doenças e de acidentes pessoais. Este será o primeiro mutirão de coleta seletiva da segunda fase do projeto, de um total de quatro programados até o fim de 2012. “O nosso desafio maior é ampliar o acesso ao seguro às famílias de um estrato social que ganhou renda e consequente poder de compra nos últimos 10 anos. A proposta é orientar esses novos consumidores a planejar suas finanças para garantir suas conquistas e ter melhor qualidade de vida. E o seguro é uma ferramenta estratégica de organização financeira, que cumpre esse papel de proteger o patrimônio das pessoas e instituições”, explica a diretora-executiva da CNseg, Solange Beatriz Palheiro Mendes.

O ponto de encontro será o campo de futebol do pico do morro. Às 9h30, será realizada uma Oficina de Material Reciclável com cerca de 100 crianças. A oficina será conduzida por quatro instrutores do Núcleo de Justiça Comunitária da comunidade, que vão ensinar a fazer brinquedos com sucata e a separar o lixo em suas casas. Paralelamente, os voluntários, divididos em cinco equipes, iniciarão o trabalho de coleta seletiva na Santa Marta.

A equipe Vala, com apoio da Comlurb, será responsável pela limpeza das valas da comunidade. O grupo Sabão em Pó vai lavar o chão por onde o lixo for retirado. A equipe Becos ficará responsável pela coleta nos becos, o grupo Vassouras fará a varrição do caminho principal e a equipe Aromatizadores do Bonde vai amenizar o mau cheiro por onde o lixo é transportado. Também participam desta ação coletiva a Associação de Moradores da Santa Marta, Grupo ECO, Núcleo de Justiça Comunitária, Posto de Saúde da Família, Igreja Batista e Grupo Jiu-Jitsu.

Além do mutirão de coleta seletiva, estão previstas para a segunda fase do projeto Estou Seguro – lançada em 6 de novembro – outras atividades, entre elas: instalação de quiosques móveis para orientação sobre seguro; distribuição da cartilha Família Estou Seguro, preparada a partir da identificação das necessidades de proteção às conquistas das famílias da comunidade; ações na Casa do Seguro, espaço para interação com os moradores; e cursos de habilitação para corretores de Vida e Capitalização para moradores do Santa Marta.

Projeto Estou Seguro

O projeto Estou Seguro foi concebido a partir de um convite da OIT (Organização Internacional do Trabalho). O projeto foi selecionado em 2008 entre 18 propostas inscritas na categoria Educação para a seleção internacional organizada pela OIT, voltada para a promoção de iniciativas pioneiras na área de gestão de risco para populações de baixa renda.

Com foco em seguros, o Estou Seguro visa aumentar a percepção da população de baixa renda sobre a importância do seguro como instrumento de organização financeira, além de apontar os riscos a que estão expostos. Outro objetivo definido para a segunda fase do projeto é desenvolver novos produtos de seguro voltados especialmente para a população de baixa renda.

Na primeira fase, que contou com a adesão de 17 seguradoras, foi realizado um levantamento socioeconômico em três comunidades cariocas (Santa Marta, Chapéu Mangueira e Babilônia) sobre os riscos de perdas financeiras e a percepção dos moradores sobre seguros e gestão de riscos.

O projeto concluiu que, entre as 20 opções apresentadas, os produtos de seguro de maior interesse foram seguro de vida, funeral, saúde, de automóvel e motocicleta, residencial, de acidentes pessoais e seguro desemprego privado.

Microsseguros e seguros populares

A segunda fase do projeto Estou Seguro na comunidade Santa Marta acontece em um momento de perspectiva de desenvolvimento do mercado de microsseguros no Brasil. No dia 29 de novembro, o CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados) aprovou a regulamentação do microsseguro. “O que viabilizará definitivamente os seguros populares e iniciará o processo dos chamados microsseguros no Brasil, um mercado com potencial de mais de 100 milhões de novos consumidores”, diz Solange Beatriz. “Independentemente disso, a indústria de seguros já tem desenvolvido algumas ações para a implementação de seguros voltados para a população de baixa renda, seja com seguros populares ou seguros com características de microsseguros”, completa.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS