2011, com certeza, foi o ano em que a indústria de seguros mais apostou na mídia. As seguradoras e corretoras se conscientizaram de que precisam investir em atitudes que gerem notícias e em campanhas publicitárias para promover a imagem do setor, do produto e delas mesmas. O ano foi um marco na divulgação. Seguro no rádio, na novela, nos jornais, nas revistas, no cinema, no ponto de önibus, nas redes sociais, em outdoors fora de São Paulo, na bicicleta para alugar na orla carioca, na farmácia, na banca de jornal e nas comunidades. Para qualquer lugar que se olha, tem alguém com dicas para o consumidor se proteger dos riscos do dia a dia.
Além dos anúncios, as seguradoras geraram muitas notícias. O ano começou com uma grande revolta, que chegou as esferas internacionais. Todos, com exceção dos acionistas do IRB Brasil Re, rechaçaram as mudanças promovidas pelo governo na regulamentação de resseguros.
No começo do ano também tivemos catástrofes, como o deslizamento de terra na região serrana do Rio de Janeiro. Em fevereiro, o anúncio da parceria entre Zurich e Santander. E aí não parou mais. Notícias e mais notícias interessantes sobre a oferta de serviços e produtos inovadores, troca de executivos, fusões e aquisições.
Realmente, quem acompanha o setor ficou impressionado. Fruto do investimento de anos na imagem do setor, tivemos vários eventos internacionais, sendo dois deles nunca antes realizados no Brasil: Geneva Association, Seminário da ABGR e Conferência Internacional de Microsseguros. Nunca vi tanto estrangeiro no Brasil. Desde técnicos até os principais CEOs e investidores do mundo.
A perspectiva para 2012 é manter um ritmo intenso de notícias. Ainda bem, pois adoro trabalhar e levar notícia de qualidade aos leitores. O meu muito obrigada a todos os executivos que apostaram na indústria de seguros investindo na abertura de empresas, na criação de seguros e serviços diferenciados, no treinamento de funcionários, no tempo dedicado a criar um relacionamento harmonioso com os jornalistas.
Desejo a todos um Feliz Natal e um 2012 prá lá de sustentável.
Abaixo, listo algumas sutilezas de 2011 que realmente tive grande prazer em divulgar ou ler na mídia nacional e especializada.
Heroi – Eugënio Velasques – Realmente o diretor da Bradesco Vida e Previdência foi um grande herói na minha visão. Se dedicou de corpo e alma para aprovar a regulamentação de microsseguros e conseguiu. Assim como trazer para o Brasil a 7a Conferência Internacional de Microsseguros. Divulgou a imagem do setor nas comunidades carentes do pais e para os conselheiros mundiais das maiores seguradoras, resseguradoras, corretoras e investidores do mundo. Com certeza acumulou milhas para toda a família.
Vilão – O governo e os acionistas do IRB Brasil Re, por terem mudado as regras do jogo da abertura do resseguro sem conversas, debates ou negociações depois de anos realizando reuniões e audiências para a construção do arcabouço inicial, aprovado em 2008.
Empresa – A Zurich começou o ano com tudo, anunciando a parceria com o Santander. Depois não parou mais. Lançou muitas novidades, como o D&O One, para pessoas físicas, o seguro de risco político e as coberturas de desemprego e doenças graves acopladas gratuitamente no seguro de automóvel.
Comunicação – Parabéns a todas as seguradoras e corretoras que entenderam a importância da mídia especializada, até então desprezada por boa parte das empresas. Também foi legal encontrar boa parte das companhias nas mídias sociais
Marketing – Liberty Seguros ser a seguradora oficial da Copa 2014.
Foto – Gostei muito dessa foto de Lucio Flavio de Oliveira – o presidente da Bradesco Vida e Previdência: fala e faz (crédito da foto Luis Ushirobira/Valor).
Carreira – Norton Glabes Labes – presidente da Bradesco Previdência. Uma lição de vida sobre como conviver com as pessoas. Comemorou 50 anos de grupo Bradesco com muitos amigos e uma alegria impressionante de fazer o que faz. Um feito e tanto.
Amizade – 2011 foi um ano marcante em amizade. Fiz muitos amigos e curti muito os amigos. João Gilberto Possiede, Angela Cunha, Kelly Lubiato, Clau Duarte, Jose Rubens Alonso, Rene Garcia, Marcelo Blay, Claudio Sa e Henrique Oliveira. Minha eterna gratidão pelos conselhos, carinho e por abrirem minha mente para novos desafios. Se fosse citar todos… ficaria aqui ate o ano novo…
Tecnologia – Porto Seguro entrar em telefonia móvel e Bradesco começar a vender seguro por meio do celular e POS
Corretoras – O investimento da Brasil Insurance na consolidação do setor, o lançamento da Minuto Seguros e das corretoras online. Só falta elas realmente serem online!
Tristeza – A morte de João Leopoldo Bracco e de Leôncio Arruda.
Alegria – Ter ido com minha filha e marido para a Disney e ter curtido com eles todas aquelas montanhas russas e compras baratinhas!!!!
Desafio – Manter a qualidade do trabalho, do relacionamento com a família e amigos, a disciplina do esporte para manter a saúde ao mesmo tempo em que me esforço para fazer o MBA de Mercados Financeiros com dedicação.
verdade alberto. vou acrescentar o seminario…feliz natal e um 2012 cheio de noticias. abs
Realmente foi um ano bem movimentado, e ainda teve o ótimo Seminário Internacional da ABGR em Outubro, com excelentes palestrantes do Brasil e do exterior.
Um feliz 2012 para você e todo o mercado