“Seguros em mercados emergentes: fatores de crescimento e rentabilidade” é o mais novo estudo da Sigma, da Seiss Re. O estudo concentra-se em duas das regiões que deram a maior contribuição para o crescimento dos prêmios nos mercados emergentes, a Ásia Emergente e a América Latina. Nos últimos dez anos, os prêmios de seguro nos mercados emergentes apresentaram o robusto crescimento real de 11,0% ao ano, em comparação com 1,3% nas economias industrializadas. É esperado que esse desempenho superior dos mercados emergentes se mantenha na próxima década e ele está atraindo a atenção das seguradoras globais, que examinam os mercados emergentes em busca de crescimento rentável, superior ao dos mercados maduros mais saturados.
Oliver Futterknecht, coautor do novo estudo sigma, comenta em nota: “Devido a seu porte, em termos absolutos os países industrializados continuam a dar a maior contribuição aos prêmios de seguros, mas os mercados emergentes estão se aproximando rapidamente. Em 2010, por exemplo, em termos nominais as economias industrializadas contribuíram com US$ 120 bilhões em prêmios adicionais, enquanto os mercados emergentes as seguiram de perto, com US$ 109 bilhões.
Nos últimos dez anos, a Ásia Emergente e a América Latina foram as regiões que mais contribuíram para o crescimento dos prêmios nos mercados emergentes. Isso foi determinado por diversos fatores, inclusive um ambiente econômico saudável, aprimoramento na regulamentação de seguros, inovação de produtos e aproveitamento de diversos canais de distribuição.
Segundo Futterknecht, “o ambiente econômico saudável, com inflação baixa, teve um efeito positivo sobre o crescimento dos prêmios de seguros na Ásia Emergente e na América Latina”. Além disso, em uma tentativa de estimular uma competição salutar, alguns mercados reduziram o envolvimento estatal e adotaram medidas regulamentares favoráveis ao setor. A inovação nos produtos também impulsionou o ritmo do crescimento de alguns setores, inclusive microsseguro e os seguros baseados nos preceitos islâmicos (takaful). O uso de múltiplos canais de distribuição também ajudou o setor segurador a atingir um público maior nos mercados emergentes.
Por exemplo, a distribuição pelo setor bancário, conceito virtualmente inexistente antes do ano 2000, ganhou importância em diversos países, principalmente no ramo vida. Seu rápido crescimento foi impulsionado principalmente por alterações regulamentares nos principais mercados emergentes, inclusive a Índia e a China. Amit Kalra, coautor do estudo sigma, comentou: “Na Índia, a distribuição via setor bancário respondeu por 22% dos prêmios gerados pelas empresas do setor privado em 2010. Com uma classe média em crescimento e mais de 70.000 agências bancárias no país, esse canal de distribuição tem muito espaço para expansão.”
Embora as seguradoras tenham obtido um excelente crescimento dos prêmios nos mercados emergentes, conseguir crescimento rentável está longe de ser normal. Por exemplo, 46% das seguradoras de uma amostra de 174 empresas do ramo vida dos mercados da Ásia Emergente e da América Latina não conseguiram apresentar resultados regulares entre 2006 e 2009, e apenas 20% delas apresentaram margem de lucro (lucro líquido dividido pelos prêmios diretos) superior a 10%. Nos demais ramos, 49% de todas as seguradoras dessa amostra apresentaram margem de subscrição negativa (resultados de subscrição divididos pelos prêmios diretos) e 36% obtiveram margens na faixa de 0% a 10%.
A rentabilidade baixa pode indicar uma atenção exagerada das seguradoras ao crescimento da receita bruta em detrimento do crescimento rentável. O estudo sigma examina a rentabilidade nos mercados emergentes e analisa se a estrutura de controle, afiliação a conglomerados financeiros ou economias de escala podem levar a uma tendência de alta na rentabilidade.
Kalra observa que “no ramo vida, as seguradoras locais e as sucursais e subsidiárias de empresas estrangeiras geralmente obtêm rentabilidade maior que as joint ventures. O sucesso das seguradoras locais pode ser devido a suas grandes redes de distribuição, seu conhecimento do mercado interno e os custos possivelmente menores resultantes das economias de escala. Comparativamente, muitas joint ventures têm um histórico operacional curto e ainda estão incorrendo em pesados custos de organização e início de operações. Nos demais ramos, o quadro é menos claro, não existindo diferenças aparentes entre as seguradoras com diferentes estruturas de controle.”
É esperado que, entre hoje e 2021, mais da metade do crescimento da economia global venha dos mercados emergentes. Está previsto que, nesses mercados, os prêmios dos ramos não vida cresçam numa velocidade mais de duas vezes maior que nos países industrializados. Também é esperado que os prêmios de seguro de vida superem os dos países industrializados.
Embora enfrentando a concorrência acirrada das companhias locais, muitas seguradoras internacionais planejam buscar ativamente oportunidades nos mercados emergentes em rápido crescimento. É provável que os bancos aproveitem suas redes de agências para aumentar ainda mais sua penetração nesses mercados. Contudo, dada a expectativa de que os juros continuem baixos por um período prolongado, tanto nos mercados desenvolvidos quanto nos países emergentes, as seguradoras encontrarão cada vez mais dificuldade em conseguir crescimento rentável.
“Daqui para frente, para beneficiar-se das perspectivas de crescimento saudável nos mercados emergentes e operar de forma sustentável, as seguradoras terão de dar grande importância à subscrição profissional e disciplinada. A gestão do capital também será essencial para sustentar o crescimento e atender aos requisitos mais rígidos de solvência”, afirma Kalra.
As autoridades econômicas podem desempenhar um papel de destaque no fortalecimento dos incentivos ao setor privado, destinando recursos suficientes à infraestrutura jurídica, educacional e regulamentar. Elas também podem dar apoio a esforços específicos do setor de seguros, permitindo a previdência privada, tornando obrigatório o seguro de acidentes do trabalho e introduzindo novas linhas de negócios e exigindo sua operacionalização. Por exemplo, o seguro de responsabilidade civil obrigatório assegura que existam recursos para compensar as vítimas de acidentes e o seguro compulsório contra terremotos ajuda a evitar a seleção adversa.
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