Sustentabilidade em seguros

Matéria extraída do portal da CNSeg (www.viverseguro.org.br)

A chamada Iniciativa Financeira do Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP FI), com apoio da HSBC Seguros, apresentou esta semana, em São Paulo, os Princípios para a Iniciativa de Sustentabilidade em Seguros. O processo pioneiro de desenvolvimento de princípios para sustentabildiade em seguros contou com a participação de empresários do setor, governo, órgãos reguladores e acadêmicos da América Latina e Caribe. Os quatro princípios são formados por um conjunto de boas práticas globalmente aplicáveis pelas empresas que buscam a redução do risco de desastres, o manejo saudável do ecossistema e a inclusão social financeira, sendo eles:

Princípio 1 – Considerar sistematicamente questões ambientais, sociais e de governança nas estratégias e operações comerciais; Princípio 2 – Unir participantes da indústria de seguros para aumentar a consciência sobre questões ambientais, sociais e de governança a fim de reduzir riscos e desenvolver soluções; Princípio 3 – Trabalhar em conjunto com a sociedade para melhorar a eficácia na implementação dos processos; Princípio 4 – Demonstrar transparência nas atividades e reportar o progresso na implementação dos Princípios.

“A elaboração destes princípios representa uma contribuição histórica e um compromisso de longo prazo da indústria global de seguros com a ONU para o cumprimento dos objetivos do desenvolvimento sustentável”, afirma o chefe da Iniciativa Financeira do PNUMA, Paul Clements-Hunt.

Além da América Latina e Caribe, as reuniões para apresentação e discussão dos princípios desenvolvidos acontecem em sete regiões geográficas: África, Ásia, Europa, Oriente Médio e Norte da África, América do Norte e Oceania. A natureza e o escopo destas reuniões são inovadores e irão assegurar que o processo de desenvolvimento deste projeto seja global, inclusivo e consultivo.

O lançamento oficial dos Princípios para Sustentabilidade em Seguros será na Conferência Rio +20, que acontece no Rio de Janeiro, em junho de 2012. “Os objetivos desses Princípios são vitais para a saúde da indústria de seguros e para a economia da América Latina e Caribe. Eles representam práticas de seguros que consideram as questões ambientais, sociais e de governança, reduzem os riscos e encontram novas oportunidades de negócios”, explica Fernando Moreira, CEO da HSBC Seguros Brasil e co-presidente do Grupo de Seguros para América Latina do Programa de Políticas Ambientais das Nações Unidas. “Da mesma forma, tais práticas constroem uma indústria de seguros mais resistente, que pode servir melhor seus clientes e contribuir para a sustentabilidade ambiental, social e econômica”, completa.

A Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) é uma parceria global entre o PNUMA e o setor financeiro global. Trabalha em estreita colaboração com cerca de 200 instituições financeiras, que são signatárias das declarações da Iniciativa, e com uma ampla gama de organizações parceiras.

O objetivo é desenvolver e promover vínculos entre a sustentabilidade e as práticas financeiras. Por meio de redes ‘ponto a ponto’, pesquisa e formação, a Iniciativa realiza sua missão de identificar, promover e realizar a adoção das melhores práticas ambientais e de sustentabilidade em todos os níveis das operações financeiras institucionais. Mas informações – www.unepfi.org

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS