Brasil sediará evento mundial de microsseguro

O microsseguro – apólices desenhadas para as camadas mais carentes da população de um país – virou ordem mundial com o avanço da mobilidade social. No Brasil, que ainda aguarda uma regulamentação, o nicho é alvo de estudos e estruturação da operação por praticamente todas as 20 maiiores seguradoras. Afinal, a expectativa é de que mais de 100 milhões de pessoas possam consumir os produtos classificados em microsseguros.

O estímulo das seguradoras para entrar nesse nicho de mercado é simples. Nos últimos cinco anos a classe C dobrou de tamanho e deverá dobrar novamente nos próximos cinco anos. Além disso, os programas de microfinanças começam a ganhar corpo nos bancos e nas ONGs.

Após anos investindo na gestão do conhecimento de como lidar com as classes de menor renda, os projetos de microcrédito se mostram consolidados e novos produtos começam a ser incluídos na base de distribuição desenvolvida. Bancos como Santander e Itaú são os mais avançados no assunto. Produtos como seguros de vida, acidentes pessoais, prestamistas e assistência funeral são os principais candidatos para esse segmento de mercado.

Entre os programas de maior destaque, ainda chamados de seguros populares por não haver ainda a regulamentação de microsseguro, temos o Bradesco, com a venda de seguros de acidentes pessoais; o projeto Morro Dona Marta, que conta com a adesão de várias seguradoras e é administrado pela CNSeg; o PASI (Plano de Amparo Social Imediado), da Mapfre; e agora a Zurich com a parceria com o banco Palmas no Nordeste. Temos também uma operação piloto da Allianz, a maior do mundo em microsseguros, no Sul do Brasil, mas poucos detalhes da operação foram revelados.

Um dos obstáculos é regulamentar a figura do agente de vendas. A Porto Seguro tenta há anos desenvolver uma parceria com corretores, para que eles treinem e liderem uma equipe de moradores das comunidades para vender apólices de vida. Mas o projeto encontra dificuldades. Ou a pessoa treinada arruma outro emprego e deixa o seguro de lado, ou a inadimplência desanima a todos. Quando o pagamento puder ser feito pelo celular, esses dois empecilhos poderão ser contornados. Esse foi um dos incentivos para a Porto entrar no ramo de telecomunicações.

Uma boa oportunidade de conhecer um pouco mais desse assunto é participar do evento que será promovido no Rio de Janeiro. Segundo nota no site da CNSeg, o executivo Dirk Reinhard, vice-presidente da Munich Re Foundation, chegará na cidade maravilhosa na semana que vem para tratar da organização da 7ª Conferência Internacional de Microsseguros evento programado de 8 a 10 de novembro, no Hotel Sheraton.

No Rio, ele será recepcionado pelo mercado em almoço no dia 16 de março, uma quarta-feira, a partir das 12h45, no Centro Empresarial (Rua Senador Dantas, 74). A 7ª Conferência Internacional de Microsseguros tem apoio da CNSeg, para quem o encontro será uma oportunidade única para os profissionais brasileiros compartilharem as experiências e informações de diversas partes do mundo sobre os desafios que pavimentam as ações para o desenvolvimento do microsseguro. O site de divulgação da conferência é www.microinsuranceconference.org/2011.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS