O segmento de vida, que engloba seguros prestamistas, educacionais, vida individual e grupo, entre outros produtos, registrou vendas de R$ 8,7 bilhões de janeiro a julho deste ano, alta de 13,12% comparado ao mesmo período do ano anterior. Segundo dados da FenaPrevi, o seguro de vida individual bateu a marca de R$ 605 milhões, alta de 34,42%, na comparação aos R$ 450 milhões registrados no mesmo período do ano anterior. O maior volume de vendas de seguros de vida individual deve-se ao aumento de renda e oferta de crédito, principalmente para as classes C e D, que ascenderam e estão tendo mais acesso ao consumo.
Os seguros prestamistas cresceram 20,73% no acumulado e movimentou R$ 1,8 bilhão. Outro seguro que expandiu foi o de acidentes pessoais. Esta modalidade de seguro acumulou R$ 1,4 bilhão e cresceu 20,08% na comparação aos R$ 1,1 bilhão registrado no mesmo período do ano anterior. De acordo com o balanço, o seguro turístico também obteve resultado expressivo. Registrou expansão de 145,8% e registrou R$ 20 milhões. O crescimento deve-se ao maior número de viagens internas e para o exterior.
Em relação a sinistros retidos (equivalente ao sinistro pago na integralidade, menos descontos de cosseguro cedido, resseguro cedido e outros descontos, mais retrocessão aceita), o volume desembolsado pelas seguradoras no acumulado de janeiro a julho de 2010 foi de R$ 2,7 bilhões, alta 7,33%.
A Bradesco ocupa o primeiro lugar no ranking, com 16,94%; seguida pela Itaú (15,63%); Companhia de Seguros Aliança do Brasil (10,15%); Santander (9,43%); Mapfre (7,65%); HSBC (4,35%); Metropolitan Life Seguros e Previdência (4,05%); Caixa Seguros (3,82%), Sul América (2,85%); Tokio Marine (2,82%). As demais seguradoras representaram 22,30% dos prêmios de seguros. Foram considerados, para este ranking, as holdings.