O jornal Valor Econômico traz na manchete do dia hoje uma grande vitória das seguradoras. Segundo o principal jornal de economia e finanças do Brasil, o Ministério da Fazenda desistiu de criar a Empresa Brasileira de Seguro diante da possibilidade de que a seguradora estatal viesse a enfrentar restrições na subscrição de risco nas operações com grandes empreendimentos públicos de infraestrutura. O governo planeja agora a criação da Agência Brasileira de Garantias, que ficará responsável pela administração dos sete fundos garantidores existentes, com patrimônio líquido total de R$ 3,064 bilhões no fim de agosto.
O tema também pautou o editorial do jornal Estado de São Paulo, que ressaltou a criação do Eximbank, agora que o problema da seguradora está em vias de ser solucionado. A expectativa do ministro Mantega é de ter a aprovação da criação da agência ainda neste ano. Na pior das hipóteses, diz o jornal, o governo deixará tudo pronto para ser aprovado no início do próximo governo.
Uma vitória e tanto da união da indústria de seguros local e internacional. Mais uma etapa superada para perseguir o crescimento sustentável do setor e do Brasil.