Depois de quase dois anos de estudos, o Banco do Brasil, por meio de sua subsidiária integral BB Seguros Participações, resolveu mais uma etapa do seu processo de reestruturação da área de seguridade. Anunciou um acordo com a OdontoPrev, a maior do setor de planos odontológico, negociada em bolsa, da qual o Bradesco detém pouco mais de 43,5%. A expectativa e vender planos por R$ 9,90 por mes e elevar a participacao das vendas no Brasil de 7% para um patamar mais proximo dos EUA, onde 70% da populacao tem plano dental.
A única pendência do BB na área agora é fechar a compra de uma fatia no IRB Brasil Re, maior ressegurador do país. Já foram negociadas as parcerias com a Mapfre em ramos elementares e vida, com a Icatu em capitalização, e Principal em previdência.
Segundo Paulo Rogério Cafarelli, vice-presidente de novos negócios do BB e presidente do Conselho de Administração do IRB, falta apenas a conclusão do estudo sobre o preço do ressegurador para a conclusão do negócio que envolverá entre 20 e 40% do capital da empresa que tem o Tesouro e as seguradoras Bradesco e Itáu entre os principais acionistas.
“Essa parceria mostra uma mudança na nossa estratégia para a área de saúde. Vamos atuar agora com foco específico na área dental e a nossa expectativa é de que a sinergia entre a oferta de serviços e o canal bancário pode ter um grande êxito. A nossa grande capilaridade vai nos permitir ser um dos grandes colocadores de planos odontológicos no país”, avalia Caffarelli.
O memorando de entendimentos assinado nesta quinta-feira, sem efeito vinculante, diz que parceria estratégica entre BB e Odontroprev envolve estudos para a criação de empresa, com participação de 75% da BB Seguros e de 25% da OdontoPrev em seu capital social. Além disso, a parceria prevê que a BB Seguros terá participação indireta de 10% do capital social total da OdontoPrev, por intermédio de uma holding a ser constituída pela própria BB Seguros, Bradesco Seguros e Previdência e a ZNT Paticipações.
Pelo acordo, os canais de distribuição do BB serão utilizados pelo prazo de 10 anos e em caráter de exclusividade na comercialização de produtos do ramo odontológico provenientes da parceria estratégica. Está prevista, tembém, a distribuição exclusiva para os funcionários do BB, e seus dependentes, e seus mais de 53 milhões de clientes. A concretização da operação depende, ainda, de estudos a serem realizados pelas companhias envolvidas, da celebração dos contratos definitivos e da aprovação pelos órgãos competentes das partes envolvidas e das autoridades governamentais aplicáveis.
“Além de criar, juntamente com o Bradesco, um canal de distribuição único no Brasil, a associação com o Banco do Brasil fortalece o compromisso da companhia, de seus acionistas, colaboradores e de seus controladores em construir uma operação de classe mundial e uma das líderes do segmento no mundo”, comentou o diretor-presidente da OdontoPrev, Randal Zanetti, em nota divulgada
O mercado de seguro odontológico está inserido no setor de saúde suplementar e é regulado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Com 463 operadoras ativas, segundo dados mais recentes, o segmento de planos odontológicos no Brasil está em processo de consolidação com penetração de 30,8% com relação aos associados a planos médico-hospitalares e cerca de 6,9% da população total. De acordo com a ANS, o setor de planos odontológicos apresentou crescimento de 18,8% no primeiro trimestre deste ano se comparado com o mesmo período de 2009, atingindo 13,4 milhões de beneficiários. No período de 2002 a março de 2010, a taxa média anual de crescimento do setor de planos odontológicos foi de 19,0%.