A OGX, braço petroleiro do grupo EBX, do empresário Eike Batista, divulgou comunicado ao mercado sobre a renegociação de seu programa de seguros de riscos de petróleo, um assunto que vinha incomodando os acionistas do grupo, a exemplo do que tem ocorrido no mundo todo. Em razão do acidente no Golfo do México com a explosão da plataforma da British Petroleum e o vazamento que causou o maior prejuízo da história, as negociações de seguros ficaram mais difíceis.
De acordo com comunicado da OGX recebido pelo Blog Sonho Seguro, a AON renegociou o contrato, que tem entre várias seguradoras participantes a Zurich e os sindicatos do Lloyd’s of London Novae e Beazley. A negociação resultou em uma economia estimada em US$ 1,5 milhão para os próximos 12 meses, segundo comunicado divulgado hoje ao mercado. Desde setembro de 2009, a OGX já iniciou a perfuração de 17 poços nas Bacias de Campos e de Santos, sem registro de sinistro, o que contou pontos na hora de convencer os seguradores e resseguradores sobre o risco ofertado num momento desafiador e incerto, a espera de uma nova regulamentação internacional sobre a exploração de petróleo.
“A Aon está orgulhosa de ter se associado à OGX e de apoiá‐la como sua consultora em gerenciamento de risco”, comentou José Felipe (foto), CEO da Aon Risk Solutions no Brasil, na nota. “É gratificante trabalhar com uma companhia que ativamente constrói relacionamentos próximos com o mercado segurador. Isso não só ajuda no resultado final, como também demonstra que sua expertise no setor pode ajudar a aperfeiçoar a segurança do pessoal e a eficiência operacional”.
Veja abaixo a íntegra do comunicado:
Rio de Janeiro, 12 de agosto de 2010 ‐ A OGX Petróleo e Gás Participações S.A. (“OGX”) (Bovespa: OGXP3, OTC: OGXPY), empresa brasileira de óleo e gás natural, responsável pela maior campanha exploratória privada no Brasil, comunica a seus acionistas e ao mercado em geral que, após a perfuração de 17 poços nas bacias de Campos e Santos, desde setembro de 2009, a Companhia em conjunto com a Aon, sua consultora de risco, renegociou os termos do seu atual programa de seguros “Offshore”, o que resultou em uma economia estimada de US$ 1,5 milhão para os próximos 12 meses.
Nesta renegociação foi considerado o substancial progresso obtido pela OGX até o presente momento. A OGX atraiu a atenção das seguradoras inicialmente em agosto de 2009, e desde então, o contínuo sucesso na campanha de perfuração se refletiu em uma performance excelente não havendo ocorrido nenhum sinistro. O momento desta renegociação foi desafiador em especial devido ao recente impacto que o evento no Golfo do México teve sobre o mercado de seguros. A OGX e a Aon trabalharam intensamente para diferenciar os riscos da companhia, inerentes à atividade de perfuração, e também demonstrar como as técnicas de gestão de risco desenvolvidas e implementadas durante a campanha exploratória resultaram em um alto padrão de segurança.
Após apresentações em Londres e no Rio de Janeiro realizadas em julho deste ano, algumas seguradoras comentaram como tais apresentações as ajudaram a entender o comprometimento da OGX com a busca pela excelência operacional:
(i) “Nós estamos muito satisfeitos em nos associar a um cliente que possui alto grau de comprometimento com o gerenciamento de risco. Nós apreciamos o tempo que o time de operações da OGX disponibilizou para nos apresentar como eles gerenciam diariamente suas operações de perfuração. Os controles de monitoramento incluindo o suporte em tempo real endossam nossa visão sobre a companhia e como ela gerencia suas operações”, comentou Iain Hawker, da Zurich Global Energy Underwriter.
(ii) “A apresentação foi bastante completa e esclarecedora”, disse Paul Dawson, Energy Underwriter da Beazley syndicate. “Ela com certeza contribuiu para aumentar a reputação da OGX junto ao mercado segurador londrino”. (iii) “O profissionalismo e o entusiasmo do time da OGX e de suas operações se destacam” mencionou Jason Poulastides, Energy Underwriter do Novae syndicate.
“A Aon está orgulhosa de ter se associado à OGX e de apoiá‐la como sua consultora em gerenciamento de risco”, disse José Felipe, CEO da Aon Risk Solutions no Brasil. “É gratificante trabalhar com uma companhia que ativamente constrói relacionamentos próximos com o mercado segurador. Isso não só ajuda no resultado final, como também demonstra que sua expertise no setor pode ajudar a aperfeiçoar a segurança do pessoal e a eficiência operacional”.
“Os favoráveis termos alcançados no nosso programa refletem o reconhecimento do mercado em função de uma campanha exploratória altamente bem sucedida com foco na excelência operacional e segurança”, comentou Paulo Mendonça, diretor geral da OGX. “A OGX considera a saúde e a segurança de seu pessoal com muita seriedade e a companhia tem como filosofia investir em profissionais altamente qualificados com significativa percepção de risco e entendimento de medidas de mitigação.”