A Mapfre, maior seguradora da Espanha, divulgou lucro líquido de 500 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, 5,7% menor do que o valor obtido no mesmo período do ano passado. A justificativa para a redução do valor não vem da crise que o país enfrenta e sim pelos valores pagos em indenizações às vitimas do terremoto do Chile. Segundo nota do grupo, desconsiderando os efeitos extraordinários, o grupo teria registrado alta de 6,3% no lucro do semestre.
Em vendas, a Mapfre registrou prêmios de 10,9 bilhões de euros no período, 9,2% acima do mesmo período do ano anterior. Novamente a América Latina é destaque no balanço mundial do grupo. O lucro da Mapfre América chegou a 157 milhões de euros, alta de 41% no primeiro semestre deste ano. Em prêmios, a região gerou 2,45 bilhões de euros, alta de 20%.
O Brasil lidera o resultado da Mapfre América, com ganho de 95,3 milhões de euros, crescimento de 69%. O segundo maior país em resultado na divisão América é a Venezuela, com 18,7 milhões de euros. Em prêmios, o Brasil quase chegou a casa do 1 bilhão de euros (961,9 milhões), com alta de 28,8%. Em 2011, quando os resultados da parceria com o Banco do Brasil estiverem consolidados, o grupo terá um destaque ainda maior no resultado da matriz.