Primeiro gostaria de pedir desculpas aos internautas por ficar sem atualizar o blog diariamente nos últimos dias. Mas esta semana foi corrida demais para deixar tudo pronto para embarcar dia 26 para Munique, Alemanha. Vou cobrir o Encontro Econômico Brasil-Alemanha 2010, que acontece de 30 de maio a 1 de junho, cujo tema neste ano é “Parceria Brasil-Alemanha: Inovadora, Sustentável e Bem-Sucedida”.
A Allianz é a patrocinadora master e me convidou para divulgar as notícias do evento. A agenda é repleta de encontros, que deverão fortalecer ainda mais os negócios entre os dois países. Serão realizados painéis sobre os temas infraestrutura, portos, indústria automotiva, energia renovável, petróleo e gás, Copa 2014 e Jogos Olímpicos de 2016. Nem tudo é tão sério. Está na programação partidas de futebol no Allianz Arena (foto), onde tenho certeza que o time feminino brasileiro dará um show.
A Alemanha já tem cerca de mil empresas atuando em São Paulo e quer agora ampliar seus investimentos para outros estados brasileiros, principalmente no que diz respeito a tecnologia para os estádios brasileiros. Tendo o Allianz Arena, considerado o melhor estádio do mundo, os alemães têm muito a contribuir com o Brasil, que se prepara para sediar a Copa em 2014.
O Encontro Econômico Brasil-Alemanha é realizado anualmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e sua congênere alemã, Bundesverband der Deutchen Industries (BDI) para celebrar a relação comercial dos países. Em 2009, as exportações brasileiras para a nação germânica somaram US$ 6,17 bilhões, enquanto as exportações alemãs foram de US$ 9,8 bilhões.
A abertura do evento acontece no domingo, durante jantar onde serão homenageados com o Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha 2010 o ministro brasileiro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, e Bernd Pfaffenbach, secretário do Ministério da Economia e Tecnologia da Alemanha.
Tenho certeza de que descobrirei muitas notícias lá que contribuirão para estreitar ainda mais o relacionamento entre os dois países também na indústria de seguros. Assim espero. E que tudo dê certo em inglês, pois em alemão só sei guten tag (bom dia), dank (obrigado), rabatt (desconto) e Schuhgeschäft (loja de sapato). Ah, e das auto (o carro), da propaganda da VW.